Esporte

“Todas as formas de atividade física que contribuem para a boa forma física, para o bem-estar mental e para a interação social. Estas Incluem a brincadeira; a recreação, o esporte organizado, casual e competitivo; e os esportes ou jogos indígenas.” (Nações Unidas, 2003)

Segundo a Unesco, o Esporte é considerado um direito humano fundamental para todos, incluindo especialmente as mulheres, jovens, pessoas idosas e com necessidades especiais.

3026100808_d62aa4d42b400

A prática regular de esportes contribui de maneira decisiva para uma vida saudável, com bem estar e com uma maior consciência e respeito com o próprio corpo. O esporte influencia no aumento da expectativa de vida, pois reduz o risco em relação a doenças do coração, diabetes e alguns tipos específicos de cânceres.

O esporte na escola também tem um papel fundamental no desenvolvimento de capacidade entre crianças, adolescentes e jovens. Além de ser uma oportunidade de recreação, pode contribuir para melhorar o desempenho escolar.

O esporte contribui para a melhora das relações sociais uma vez que pode unir, de uma maneira espontânea e criativa, as pessoas na comunidade. Além disso, pode ser uma excelente forma de inclusão social, ao permitir oportunidades iguais de participação independente de gênero, raça ou habilidade.

“Entre 2002 e 2003, os gastos dos governos estaduais com esporte diminuíram 19,6%, caindo de 0,13% das despesas totais para apenas 0,09%.”

(Fonte: IBGE)

O IBGE em parceria com o Ministério do Esporte realizou uma pesquisa referente à atividade esportiva no Brasil sob responsabilidade da esfera pública no âmbito dos estados e dos municípios.

Links

Saiba mais sobre os diferentes esportes praticados no Brasil

Arco e Flecha
Corrida de aventura
Luta livre
Rugby
Artes Marciais
Deficientes
Mergulho
Surf
Atletismo
Diversos
Montanhismo
Tamboréu
Automobilismo
Hipismo
Motociclismo
Tênis
Badminton
Esgrima
Natação
Basquete
Esportes de aventura
Navegação
Tiro
Beisebol
Snowboard
Padel
Tourada
Biribol
Esqui aquático
Paintball
Triathlon
Bilhar
Frescobol
Patinação
Vôlei
Boa forma
Frisbee
Pesca
Saltos ornamentais
Bocha
Futebol
Peteca
Squash
Bodyboard
Futebol americano
Pólo aquático
Skate
Boliche
Futevôlei
Punhobol
Hóquei
Bumerangue
Ginástica
Rapel
Levantamento de peso
Caça
Golf
Remo
Corfebol
Ciclismo
Handebol
Rodeio
Corrida

Além dos esportes mais conhecidos pelos brasileiros, como o futebol, o vôlei, o basquete, entre outros, há também alguns esportes não muito comuns aqui no Brasil, como é o caso da acrobacia (sim, é um esporte!), do balonismo, do cricket, do rugby, entre outros.

O takraw é um esporte tailandês pouco conhecido.

Para mais informações, acesse a página com a lista das Confederações Nacionais de Esporte.

Conheça quais são os programas governamentais que estão sendo implementados na área do esporte!

Governo Federal

Programa Segundo Tempo – É um programa do Ministério do Esporte, em parceria com o Ministério da Educação, promovido pela Secretaria de Esporte Educacional, destinado a democratizar o acesso à prática esportiva, por meio de atividades esportivas e de lazer realizadas no contra-turno escolar. Tem a finalidade de colaborar para a inclusão social, bem-estar físico, promoção da saúde e desenvolvimento intelectual e humano, e assegurar o exercício da cidadania.

O programa caracteriza-se pelo acesso a diversas atividades e modalidades esportivas (individuais e coletivas) e ações complementares, desenvolvidas em espaços físicos da escola ou em espaços comunitários, tendo como enfoque principal o esporte educacional.

Programa Bolsa-Atleta – Tem por objetivo garantir uma manutenção pessoal mínima aos atletas de alto rendimento, que não possuem patrocínio, buscando dar condições para que se dediquem ao treinamento esportivo e participação em competições visando o desenvolvimento pleno de sua carreira esportiva.
Investe prioritariamente nos esportes olímpicos e paraolímpicos, com o objetivo de formar, manter e renovar periodicamente gerações de atletas com potencial para representar o País nos Jogos Olímpicos e Paraolímpicos.

Descoberta do Talento Esportivo – É uma ação com a finalidade de identificar jovens e adolescentes matriculados na rede escolar que apresentam níveis de desempenho motor compatíveis com a prática do esporte de competição e de alto rendimento.

Projetos Esportivos Sociais – Tem como objetivo geral promover a inclusão social de crianças e adolescentes por meio do Esporte, utilizando recursos incentivados, previsto no Art. 260 do ECA. E desta forma, ampliar o atendimento socioesportivo do País.
Abrange o público de 0 a 18 anos.

Pintando a Liberdade – O programa promove a ressocialização de internos do Sistema Penitenciário por meio da fabricação de materiais esportivos. Além da profissionalização, os detentos reduzem um dia da pena para cada três dias trabalhados e recebem salário de acordo com a produção.

Programa Esporte e Lazer da Cidade – Implantado e gerenciado pela Secretaria Nacional de Desenvolvimento do Esporte e do Lazer, SNDEL, do Ministério do Esporte, o programa visa, em síntese, suprir a carência de políticas públicas e sociais que atendam às crescentes necessidades e demandas da população por esporte recreativo e lazer, sobretudo daquelas em situações de vulnerabilidade social e econômica, reforçadoras das condições de injustiça e exclusão social a que estão submetidas.