Participação Juvenil

Compartilhe

Participação Juvenil

O processo de construção da cidadania ativa inclui várias possibilidades de atuação desenvolvida pelos jovens, nos âmbitos nacionais, estaduais e municipais. O desenvolvimento de ações e atividades locais pelos jovens que ajudam na construção e na promoção da cidadania ativa é considerado como participação juvenil. Essa participação pode ser política, social, econômica ou cultural, definida da seguinte maneira:

Participação Política – Envolve a possibilidade de influenciar de forma efetiva as políticas locais, regionais, nacionais e internacionais. Calcada a partir da ação intencional de impactar na agenda pública, na participação legal do sistema representativo a partir do voto, nas campanhas, nas eleições e na estrutura legislativa. A participação política se dá também pela participação nas estruturas, atividades e no trabalho partidário, em grupos organizados e em manifestações orientadas para exercer influência na pauta dos atores políticos e institucionais dos governos.

As liberdades não são dadas mas conquistadas

As liberdades não são dadas mas conquistadas

Participação Social – Está relacionada com a influência e a participação nos espaços e nas organizações da comunidade e da sociedade, tendo relação com a vida associativa e sociocomunitária, como, por exemplo, a participação na vida escolar, nos clubes, nas associações esportivas, nos bairros. E, ainda, envolver-se em causas e iniciativas, em obras filantrópicas ou em movimentos comunitários.

Participação juvenil: Evento busca incitar o pensamento das novas gerações para soluções de como lidar com as cidades do futuro e seus problemas.

Participação juvenil: Evento busca incitar o pensamento das novas gerações para soluções de como lidar com as cidades do futuro e seus problemas.

Participação Econômica – Envolve a participação dos cidadãos no mercado de trabalho, a participação e a militância nos sindicatos patronais e de trabalhadores, o pagamento de impostos, o consumo consciente, a economia solidária e a organização associativa dos empresários e empreendedores. Este filme faz um reflexão sobre a sociedade de consumo, temática que envolve a participação de muitos jovens hoje em dia:

Participação Cultural – Refere-se à participação ou à organização de atividades culturais ou religiosas, às experiências de contato com outras culturas e à participação em organizações culturais e em grupos artísticos, entre outras possibilidades.

Cotas-Raciais

A participação da juventude é entendida como um processo em que os jovens buscam influenciar e compartilhar o controle e a responsabilidade das decisões e do destino dos recursos que lhes afetam.

Pode-se dizer que Participação Juvenil refere-se ao envolvimento dos jovens na transformação social, sendo o jovem considerado um ator estratégico do desenvolvimento, um cidadão ativo que participa dos processos sociopolíticos e na tomada de decisão sobre os assuntos de interesse do próprio jovem, por meio da não violência, do respeito mútuo e de acordo com os princípios da democracia, justiça global e dos direitos humanos universais.