TICs

As Tecnologias de Informação e Comunicação (TICs) podem ser entendidas como um conjunto de recursos tecnológicos que proporcionam um novo modo de se comunicar. Surgiu, no decorrer da história, no cenário da Terceira Revolução Industrial e foi gradualmente se desenvolvendo a partir da década de 70 e foi ganhando atenção sobretudo na na década de 1990.

Sharing-Too-Much-Information-On-Social-Networks

Algumas das maiores características das TICs são a agilidade, a horizontalidade e a possibilidade de manipulação do conteúdo da comunicação e informação mediante a digitalização e comunicação em redes. Essa nova dinâmica das relações entre as pessoas foi desenhando o que hoje se conhece conceitualmente como a Sociedade da Informação e do Conhecimento alicerçada sobretudo por redes de comunicação telefônica e virtual.

Mas o que são na prática as TICs?

Veja aqui alguns exemplos:

  • Computadores pessoais (PCs, personal computers);
  • Câmeras de vídeo e foto para computador ou Webcams;
  • Gravação doméstica de CDs e DVDs;
  • Suportes para guardar e portar dados como discos rígidos ou hds, cartões de memória, pendrives, zipdrives, entre outros;
  • Telemóveis ou celulares;
  • Tv por Assinatura, TV a cabo, TV por antena parabólica, TV por parabólica, TV digital;
  • Correio eletrônico (e-mail) e as Listas de discussão (mailing lists);
  • Internet, a World Wide Web, websites e home pages, quadros de discussão (mensage boards);
  • Streaming, podcasting, wikipedia entre outros;
  • Tecnologias digitais de captação e tratamento de imagens e sons (Vimeo, Ypoutube, last Fm);
  • Captura eletrônica ou digitalização de imagens por meio de scaners;
  • A fotografia, cinema, vídeo e som digital (TV e rádio digital);
  • Tecnologias de acesso remoto: Wi-Fi, Bluetooth, RFID.

Fonte: Wikipédia, 2009*

Você sabia?

Assista a este filme que mostra o poder da informação hoje!

O uso das Tecnologias de Informação e Comunicação passou a fazer parte da vida diária das pessoas. O relacionamento com aparelhos tecnológicos, por exemplo, os celulares e computadores, tem modificado as formas de comunicação e isso tem alterado todos os processos de socialização, especialmente entre os jovens.

Veja aqui alguns dados sobre a popularidade das TICs entre os jovens:

1. O Brasil é o quinto país no mundo de leitores de blogs (Disponível em Search Engine Marketing, sembrasil, 2007); O número chega a quase 9 milhões de leitores de acordo com dados do Ibope/NetRatings, no wordpress.com a audiência de jovens chega a ser até mais de 50%. (Disponível em IDG Now, 2009).

2. Numa pesquisa realizada pela Universia sobre a cara dos jovens internautas em 2005, 97% dos entrevistados disseram utilizar e-mail. (disponível em universia.com.br, 2005)

3. Segundo o site Wikipédia, o Brasil tem o maior número de membros no Orkut e cerca de 59,41% dos usuários tem de 18 a 25 anos.

4. De acordo com o “Inquérito à Utilização de Tecnologias da Informação e da Comunicação pelas Famílias: 2005 a 2008″, os jovens passaram a usar mais as mensagens em vez das chamadas de voz num percentual respectivamente de 95% para 96,1%. (disponível no site telemoveis.com, 2009), sobre a utilização de serviços de torpedo.

À medida que cresce o acesso e a popularização destes meios de comunicação, emerge uma nova cultura juvenil que estabelece, e até mesmo impõe, novos tipos de laços. São as ferramentas da Internet, sobretudo, que têm aumentado as possibilidades dos jovens partilharem suas opiniões e experiências entre jovens de cidades distintas ou regiões e até países, e contribuindo para o inter-relacionamento e inter-conectividade da juventude.

Porém, os jovens ainda não exploraram os potenciais destas ferramentas, pois muitas ainda são subutilizadas ou mal utilizadas por falta de uma formação adequada e inclusive oportunidade de acesso a ferramentas básicas, o que promoveria o desenvolvimento da atuação cidadã e participação na sociedade civil e comunidades por meio da inclusão digital.

Assista a uma série de vídeos que discute as TICs

A evolução das TICs e seu uso na educação
Esta série fala sobre o poder das postagens sobre a privacidade na internet
Ferramentas de TICs

Programas Governamentais

Governo Federal

Links

Links por Estado

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte