Perguntas Frequentes

Compartilhe

Perguntas Frequentes

A seguir apresentam-se algumas perguntas sobre o conjunto deste serviço que está sendo disponibilizado por meio do Portal Infojovem e que pode eventualmente apresentar dúvidas, curiosidades e questionamentos. Desta maneira procura-se oferecer informações e respostas complementares sobre o portal Infojovem. Outras questões podem ser enviadas ao e-mail contato@infojovem.org.br onde serão posteriormente respondidas.

O que é Informação Juvenil?

Este conceito pode ser considerado como um serviço público necessário que respeita e promove a democracia, os direitos humanos e as liberdades fundamentais e tem como obrigação a garantia dos direitos da juventude por meio de oferta de informações completas, objetivas, compreensíveis e confiáveis e, ao mesmo tempo, oferece um espaço para criatividade e a participação dos jovens em todos seus âmbitos.

O que é um Sistema de Informação Juvenil?

É um sistema cujo elemento principal é a informação. Seu objetivo é armazenar, tratar e fornecer informações referentes à juventude de tal modo a apoiar as funções ou processos de uma organização ou entidade.
Como funciona um sistema de Informação Juvenil?
Um sistema de informações é construído sobre uma metodologia que deve ser adaptada a cada ferramenta que você quer utilizar para veicular as informações. O projeto Infojovem desenhou uma metodologia prática afim de contribuir para a melhoria e ampliação dos centros de informação para a juventude, somente seguindo cinco passos:

  • Uma das primeiras ações deve ser a definição do público juvenil alvo, uma boa definição do público alvo oferece uma dimensão dos potenciais parceiros que podem facilitar a coleta de informações.
  • Seguida a identificação do público, procura-se identificar as principais necessidades mediante um levantamento da situação do grupo, baseado em estudos, pesquisas, artigos, publicações entre outros. Desta maneira podem-se desenhar as temáticas que abarcarão o serviço de informação e também identificar a melhor ferramenta adequada para vinculação de informações para este público.
  • A terceira etapa consiste na coleta e levantamento das informações sobre as diversas áreas e temas de interesse identificados anteriormente nos estudos. Este processo requer o contato com os diversos parceiros (organizações que já trabalham com a temática), coleta de informações entre o público alvo e pesquisa em diversas fontes de informação que estão disponíveis.
  • Finalizada a fase de coleta de insumos, as informações passarão por um tratamento que envolve análise e sistematização, assim como uma adaptação para a linguagem e formato escolhidos na divulgação de informações para a juventude.
  • A etapa final do processo é a consolidação das informações, editadas e publicadas numa ferramenta adequada e acessível compondo de maneira organizada um sistema de informações. É neste momento que tudo estará organizado e pronto pra ser vinculado mediante ferramentas de interatividade: e-mail, blog, torpedo, TV virtual, revista local, entre outros.

Onde posso encontrar informações específicas para jovens no meu estado ou cidade?

Existem outros sites que também trabalham na abordagem do Infojovem disponibilizando informações locais para os jovens em poucos estados do país: Rio Grande do Norte, São Paulo, Tocantins. Nestes estados o governo disponibiliza um portal específico para os jovens do estado. Existem também algumas entidades da sociedade civil que trabalham na linha de informação juvenil em atuação nacional que disponibilizam informações e ações locais voltadas para os jovens: Instituto de Juventude Contemporânea, Aracati – Agência de Mobilização Social, Onda Jovem, Rede Jovem, Rejuma entre outros. Porém, o Infojovem é ainda o mais completo e amplo portal de informações para juventude do País.

Onde posso encontrar informações para jovens em outros países, caso saia do Brasil?

No exterior do país existem muitos sites e centros de informação direcionados ao público juvenil. O Infojovem é um projeto inédito pela amplitude de informações pelas quais disponibiliza aqui no país, porém existem abordagens semelhantes ao nosso projeto na America latina, Europa, em nível intercontinental e em outros continentes. A seguir, apresentam-se alguns exemplos de portais e organizações internacionais que trabalham com informação juvenil:

1. Portal de Juventude da UNESCO para a América Latina e o Caribe
2. Portal da Juventude – Peru
3. Centro da Juventude Latino Americana
4. Portal Europeu de Juventude – Comissão Européia
5. Agência de Aconselhamento e Informação Juvenil da Europa
6. Agência Nacional de Juventude – Reino Unido
7. Informação Juvenil – Irlanda
8. INFOVEN – Diretório de Serviços de Informação Juvenil Espanhol
9. Fórum Europeu de Juventude
10. Conselho de Juventude da Espanha
11. Conselho de Juventude do Nordeste da Inglaterra
12. Informação Juvenil sobre Emprego – OIT
13. Jovens nas Nações Unidas
14. Organização Ibero Americana de Juventude
15. Taking it global
16. Portal de Juventude da África do Sul
17. The Source – Austrália
18. Portal de Juventude Euro-China

Como posso me engajar na equipe do Infojovem?

Um Centro de informação juvenil é amplo e dinâmico. Eventualmente estamos precisando de pessoas que se interessem por este tema e tenham a capacidade e competência com seleção, edição e monitoramento de informações. Caso você se identifique com o projeto e tenha ótimos conhecimentos em informática aliado ao desejo de alimentar o sistema de informação envie o seu currículo para contato@infojovem.org.br .

Além de acessar o portal, que outros recursos e parceiros o Infojovem disponibiliza para que eu possa obter informações juvenis?

Você pode obter informações para jovens por meio de outras ferramentas de Comunicação e Informação. As Tecnologias de Comunicação e Informação oferecem uma série de opções e mecanismos de veicular informação para juventude, são sites, links, blogs, comunidades, rádios on-line, entre outros. Além disso, você pode obter informações por veículos tradicionais como jornais, rádios, televisão, livros, artigos e publicações. Aqui no Infojovem você encontra vários espaços e lugares que você pode conhecer e utilizar como um veículo de informação, as Organizações da Sociedade Civil, que são indicadas no tópico de cada temática.

Para saber mais oportunidades de informação acesse o BANCO DE DADOS.