Tempo Livre

Debater os desafios em relação ao tempo livre é uma necessidade expressada na maioria dos encontros dos jovens brasileiros. A garantia do acesso a tempo livre, como um dos direitos humanos, representa uma das demandadas para o poder público.

Todos os jovens têm direito de estudar, de trabalhar, de fazer o que gostam, de morar e se locomover no lugar onde moram, de se expressar livremente, de criar, participar e aproveitar do seu tempo livre. Existem opiniões que o trabalho e os estudos devem ser as únicas coisas importantes na vida dos jovens. Às vezes o tempo livre e o descanso são encarados apenas para poder recuperar as forças produtivas e voltar a trabalhar e estudar novamente.

Muitas pessoas acreditam que bater um papo com os amigos, sair sem um “objetivo específico”, apenas para passear, ou ficar conversando numa praça, por exemplo, significa perder tempo. No entanto, o tempo livre é um direito que está garantido na Declaração Universal dos Direitos Humanos e na Constituição Federal do Brasil.

Na prática, quem exerce este direito são geralmente pessoas que tem dinheiro para ir ao teatro, ao cinema, para freqüentar clubes, entre outros espaços de lazer e outros que faltam recursos financeiros acabam ficando sem alternativas, uma vez que as opções públicas e gratuitas são bastante restritas.

Democratizar o acesso ao lazer e ao esporte, na perspectiva da inclusão social e do desenvolvimento humano, é um assunto demandado a ser discutido na busca de identificar os principais desafios e na procura das possíveis soluções para a efetivação de políticas públicas que visem à melhoria da qualidade de vida dos jovens.

Esportes e lazer oferecem especialmente para jovens, uma oportunidade de interação com outras pessoas ou grupos de interesse comum, que contribui no fortalecimento do auto-estima, desenvolvimento das habilidade sociais e de comunicação, e aumenta o conhecimento sobre assuntos de interesse das pessoas.

Você sabia?

  • 56,6% dos jovens não praticam atividade esportiva regularmente. Entre as mulheres o índice é de 80,7% e entre os homens de 32,1% (UNESCO, 2004).
  • A cada cinco escolas públicas apenas uma tem quadra de esportes. (Ministério do Esporte).
    72% dos jovens nunca participaram de atividades esportivas promovidas pelo governo. (Instituto Cidadania, 2003).
  • A cada ano aumenta o número de brasileiros que dedicam parte do tempo livre a trabalhos voluntários. Em 2000 eram 20 milhões de pessoas, hoje são cerca de 42 milhões. 54% dos jovens brasileiros gostariam de fazer um trabalho voluntário, mas não sabem como. (Organização das Nações Unidas, 2005).
  • Entre os programas que os jovens mais gostam de fazer no tempo livre, mas nunca fazem por vários impedimentos, estão as atividades de lazer (43%), seguidas de atividades culturais (24%) e atividades esportivas (7%). (UNESCO, 2004).

Links