Cultura Juvenil

Os jovens se expressam culturalmente de diversas formas como consumidores dos bens culturais, bem como criadores das suas próprias expressões com o intuito de mostrar à sociedade e ao mundo a importância dos seus valores e da sua cultura no processo de transformação da realidade vigente.

A juventude constrói todos os dias a sua história no presente com os olhos no futuro, tendo em vista que o passado faz parte de uma história oficial, mas que muitas vezes não corresponde à realidade vivida nos dias atuais.

A herança do passado tem sido, muitas vezes, o principal obstáculo para o surgimento de novas formas de expressão e convívio social típicos dos jovens.

Entre os confrontos do “antigo” e do “novo” os jovens fazem suas escolhas. Estas escolhas, muitas vezes se dão a partir do contato com as diferentes ideologias, que às vezes são influenciadas pela mídia e os seus apelos de consumo.

A cultura juvenil se expressa por meio da música, do cinema, do teatro e das artes em geral e encontra um grande desfio porque a indústria da cultura tenta transformar estas expressões contestatórias em produtos prontos para o consumo.

Cultura-juvenil400

Ao lado da cultura industrial de massa, a juventude expressa cada vez mais sua cultura por suas vivencias cotidianas como por exemplos a capoeira, os grupos de hip-hop, rock, rodas de samba, e também grafite, desenho animano, zines, e as ferramentas audiovisuais que aproveitam as tecnologias de informação e comunicação como o youtube, Orkut, flickr, differentes blogs, entre outros.

Saiba Mais! “Cultura Juvenil: faça você mesmo!”
O texto do historiador Eleilson Leite fala uma pouco da cultura juvenil na atualidade. Vale a pena dar uma olhada:

“O que está em jogo hoje na cultura produzida pelos jovens é a emergência da criação. E o acesso às novas mídias tem reforçado essa questão. Sob a bandeira da inclusão digital e democratização do acesso aos meios de comunicação, está a idéia de que é possível fazer, escrever, compor, interferir, difundir. Daí a pertinência do debate sobre propriedade intelectual e livre circulação do conhecimento e da cultura”.

Texto completo disponível no site do CMI, em http://www.midiaindependente.org/pt/blue/2008/01/410260.shtml

Você sabia?

O Dia do Grafite passou a integrar o Calendário Oficial de Datas e Eventos do Município de São Paulo, instituído pela Lei nº 13.903/2004, sempre no dia 27 de março. A escolha foi por causa da morte de Alex Vallauri, pioneiro do grafite no Brasil, que faleceu em 1987 nesta data.

Links