Sustentabilidade

Compartilhe

Sustentabilidade

A terra acomoda mais de seis bilhões de pessoas com diferentes formas de ser e de viver. O principal direito das pessoas é o da vida que implica também o dever de proteger o meio ambiente. A garantia dos direitos fundamentais significa também cumprir com os deveres cidadã em relação ao desenvolvimento sustentável.

Construir um mundo saudável significa ter responsabilidade pelas pessoas, e pela natureza. Não haverá sustentabilidade da sociedade humana sem a ética, sem a experiência de coletividade, voltada para a melhoria da qualidade de vida de todas as pessoas e do meio ambiente.

O Brasil é uma terra que possui uma grande diversidade do seu ecossistema o que implica uma responsabilidade individual e coletiva pela preservação, proteção e desenvolvimento sustentável do meio ambiente por todos os seus cidadãos.

Uma parte dos jovens brasileiros compartilha esta preocupação sobre o meio ambiente e se organizam para desenvolver atividades de conscientização com outros. A educação ambiental é uma das ferramentas possíveis utilizadas pelos movimentos e redes sócio-ambientais na construção das suas ações.

Cuidar e preservar o meio ambiente significa envolver uma nova filosofia de vida, tanto em âmbito individual, quanto na escala coletiva.

Você sabia?

O Dia Mundial do Meio Ambiente é comemorado em 05 de junho. A data foi recomendada pela Conferência das Nações Unidas sobre Meio Ambiente, realizada em 1972, em Estocolmo, na Suécia. Por meio do decreto 86.028, de 27 de maio de 1981, o governo brasileiro também decretou no território nacional a Semana Nacional do Meio Ambiente.

Sociedades Sustentáveis

São aquelas que discutem, a partir da sua realidade local, formas de relacionarem as dimensões social, ambiental, econômica, política, cultural, ética, construindo no dia a dia, ações que contribuam para a melhoria da qualidade de vida daquele local e do planeta como um todo. Entende-se que cada comunidade (de um bairro, vila, município, estado, região, país) deve construir seus próprios passos em direção à sustentabilidade, não havendo fórmulas prontas para tal e não sendo possível a realização de maneira isolada.

Coleta Seletiva

coleta-seletiva_1400

É separar o lixo para que seja enviado para reciclagem. Significa não misturar materiais recicláveis com o restante do lixo. Ela pode ser feita por uma pessoa ou comunidades organizadas como: escolas, condomínios, empresas ou clubes.

Reciclagem

Está relacionada à atividade de transformar materiais já usados em novos produtos que podem ser comercializados. A reciclagem só pode ser feita com materiais que possam voltar ao seu estado original e serem transformados outra vez em produtos iguais, ou seja, que possuam as mesmas características anteriores ao processo de reciclagem

coleta_seletiva01400

Cada cor representa a cor da lixeira para identificação do lixo reciclável. Saiba mais sobre a Coleta Seletiva, Reciclagem e temas afins.

Leitura e Vídeos Indicados

Lista com algumas leituras e vídeos indicados sobre a temática de Meio Ambiente

Documentos Internacionais e Nacionais

Acesse a lista com links para os principais documentos internacionais e nacionais referentes à temática do Meio Ambiente. Clique aqui!

Algumas organizações que trabalham com a temática Meio Ambiente

O Ambiente Brasil é um portal focado no meio-ambiente, que tem como missão “estimular a ampliação do conhecimento ambiental e a formação de uma consciência crítica sobre os problemas e soluções para o meio ambiente, idealizando a obtenção de conhecimentos de forma organizada, sistemática e com velocidade, através de ambientes que orientam, informam e oferecem facilidades.”

O CEMPRE – Compromisso Empresarial para Reciclagem é uma associação sem fins lucrativos dedicada à promoção da reciclagem dentro do conceito de gerenciamento integrado do lixo. Fundado em 1992, o Cempre é mantido por empresas privadas de diversos setores.

O Cempre trabalha para conscientizar a sociedade sobre a importância da redução, reutilização e reciclagem de lixo através de publicações, pesquisas técnicas, seminários e bancos de dados. Os programas de conscientização são dirigidos principalmente para formadores de opinião, tais como prefeitos, diretores de empresas, acadêmicos e organizações não-governamentais (ONG’s).

O Portal Ambiental Eco Terra Brasil “Informação a favor do Meio Ambiente” tem como objetivos: – Informar, difundir e fomentar a construção do conhecimento sócio-ambiental; – Democratizar as informações e facilitar o acesso à educação ambiental; – Sensibilizar, conscientizar, alterar mentalidades e posturas sem ser sensacionalista; – Fomentar a utilização racional dos recursos naturais e contribuir para o desenvolvimento de uma sociedade ambientalmente responsável e sustentável; – Agregar parcerias, aproximar as empresas, o Estado e a sociedade através da comunicação sócio-ambiental.

A EMBRAPA Meio Ambiente é uma Unidade de Pesquisa de Tema Básico, da Empresa Brasileira de Pesquisa Agropecuária – Embrapa, vinculada ao Ministério da Agricultura, Pecuária e Abastecimento. A missão da Embrapa Meio Ambiente é: “Viabilizar soluções para o desenvolvimento sustentável do espaço rural mediante geração, adaptação e transferência de tecnologias e conhecimentos em manejo e gestão ambiental e contribuir para a formulação de políticas agroambientais”.

O Geo Juvenil Brasil é um projeto brasileiro, executado por uma organização de juventude – Grupo Interagir, com duração de 18 meses, que objetiva proporcionar a jovens e a organizações de juventudes brasileiras a oportunidade de expressar seus sentimentos e suas idéias em relação ao meio ambiente, culminando com uma publicação-referência com impressões, dados, análises, metodologias e fazeres-políticos.

O Instituto GEA (SP) – Ética e Meio Ambiente é uma OSCIP (Organização da Sociedade Civil de Interesse Público), cuja finalidade principal é desenvolver a cidadania e a educação ambiental, assim como assessorar a população a implantar programas de coleta seletiva de lixo e reciclagem.

O Instituto ISA Socioambiental foi fundado em 1994, para propor soluções de maneira integrada a questões sociais e ambientais, o ISA tem como objetivo principal defender bens e direitos sociais, coletivos e difusos relativos ao meio ambiente, ao patrimônio cultural, aos direitos humanos e dos povos.

O Instituto Triângulo (SP) é uma OSCIP que tem como objetivo mobilizar a população para a prática ecológica urbana. O Instituto informa e mobiliza a população, oferecendo opções de atuação em prol de um ambiente mais equilibrado e também facilita o acesso à informação, levando suas ações a residências, empresas, escolas, eventos e locais públicos das cidades.

O PNUMA – programa das Nações Unidas para o meio-ambiente tem como missão “Dirigir e incentivar a participação no cuidado com o meio ambiente por inspirando, informando e dando às nações e aos povos melhor qualidade de vida, sem comprometer as das gerações futuras.”

O Projeto REBIA – Rede Brasileira de Informações Ambientais é uma iniciativa do Prêmio Global 500 da ONU Para o Meio Ambiente, escritor, jornalista e ambientalista Vilmar Sidnei Demamam Berna, em parceria com diversas pessoas e organizações, e tem por objetivo contribuir com a formação da consciência ambiental e mobilização da Sociedade para um mundo melhor, mais ecológico e também mais justo, fraterno, democrático. Usa como ferramenta a democratização da informação ambiental através da revista do meio ambiente, portal do meio ambiente e fóruns rebia de debates ambientais.

REJUMA (Rede da Juventude pelo Meio Ambiente e Sustentabilidade)que busca discutir a temática do meio ambiente e de sustentabilidade com os outros jovens e sociedade, com o objetivo de conscientizar e sensibilizar os jovens e as suas comunidades sobre os desafios globais e locais em relação à natureza. Por meio da educação sócio-ambiental a REJUMA oferece oficinas e diálogos sobre estas temáticas no contexto do Brasil e do mundo.

A Universidade Livre do Meio Ambiente – UNILIVRE (PR) – é uma Organização Não-Governamental pioneira na inclusão dos vários segmentos da sociedade na discussão sobre o meio ambiente. Local de produção de conhecimento multi e interdisciplinar sobre meio ambiente e sustentabilidade urbana, a UNILIVRE desenvolve e executa projetos sócio-ambientais e programas de capacitação para diversos segmentos: escolas, empresas, órgãos públicos, sindicatos e demais entidades do terceiro setor. Sua filosofia é construir e disseminar conhecimentos teóricos e práticos que alicercem a construção de uma sociedade sustentável. Nesta abordagem, todo o cidadão, independente de sua profissão ou classe social, torna-se um parceiro e colaborador potencial da UNILIVRE.

A WWF Brasil tem como missão “contribuir para que a sociedade brasileira conserve a natureza, harmonizando a atividade humana com a conservação da biodiversidade e com o uso racional dos recursos naturais, para o benefício dos cidadãos de hoje e das futuras gerações”.

Links

Links por Estado:

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte