Diversidade

O contexto da sociedade contemporânea mergulhado na globalização na economia, fluxo comunicativo e interação contínua tem traçado mudanças profundas nas visões sobre a própria sociedade. O tema diversidade e a forma complexa que este conceito tem se desenvolvido é fruto do contexto no qual ele se encontra inserido, de mudanças constantes e de uma valorização e percepção das grandes diferenças sejam sociais, políticas, culturais, sexuais, étnicas entre outros.

A definição de diversidade pode ser entendida como o conjunto de diferenças e valores compartilhados pelos seres humanos na vida social. Este conceito está intimamente ligado aos conceitos de pluralidade, multiplicidade, diferentes modos de percepção e abordagem, heterogeneidade e variedade.

 

A diversidade entendida como uma extensão da individualidade que tem sua representação no modelo social de rede apresenta-se na concepção da complexidade como o formato fundamental da sociedade. Nesta perspectiva as diferenças apresentam-se como uma experiência natural da vida em sociedade.

Contudo a tendência a tomar a diferença como uma inadequação dos valores estabelecidos por um grupo social ou cultura tendem a gerar uma série comportamentos que são prejudiciais no desenvolvimento e relacionamento entre os indivíduos: o preconceito, a discriminação e a intolerância. Estes comportamentos ainda são encontrados continuamente na sociedade como um reflexo mais profundo da violência e da exclusão social.

Pensar a diversidade é um processo importante para a construção da identidade, isto significa que ela tem um papel crucial na criação de valores e atitudes que permitam uma melhor convivência e respeito entre todos os setores para o pleno desenvolvimento da humanidade.

Links: