Compartilhe

Aprendizagem Intercultural

A aprendizagem intercultural é um conceito relativo, não pode-se impor uma única visão sobre seu significado. Porém pode-se dizer, num sentido mais restrito, que está relacionado ao processo de apropriação do indivíduo em relação aos comportamentos, conhecimentos e atitudes da sua cultura associados à sua interação com as outras culturas diferentes da sua.

Num sentido mais amplo pode-se afirmar que a aprendizagem intercultural traduz a maneira como os sujeitos que têm diferentes modos de ser e de viver, conseguem conviver de maneira pacífica e harmoniosa entre si. Este processo é fundamental para a construção de uma sociedade intercultural que respeita e dialoga com o outro.

Aprender interculturalmente significa desenvolver uma sensibilidade para lidar com a diversidade cultural dos indivíduos e das sociedades, através do reconhecimento da diferença como um processo natural e fundamental para a construção da vida em sociedade e não como ameaça à nossa identidade. É um processo de aceitação das diferenças culturais que não exclui e nem coloca nenhuma cultura como subjacente a outra.

Links