Saúde

saude_medicos

É muito comum associar o tema da saúde à doença, ou seja, a saúde como a condição de não estar doente. Saúde significa bem mais do que a ausência de doenças. De acordo com a Organização Mundial da Saúde é “um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doença”.

Isso na pratica tem muitas implicações, pois significa que para garantir um bom nível de saúde da população, não basta apenas investir em hospitais e médicos. Eles são muito importantes, mas estão mais associados a uma idéia de curar do que de prevenir.

Decisões políticas influenciam de maneira significativa na qualidade de vida e saúde das pessoas, pois não adianta apenas investir em hospitais e remédios, sem investir em saneamento básico, habitação, educação, esporte e cultura. Aspectos fundamentais para garantir qualidade de vida.

Selecionamos alguns temas que estão muito relacionados a realidade juvenil e sobre os quais é muito importante se difundir o máximo de informações possíveis.

Links

Programas governamentais

Governo Federal

O Serviço de Atendimento Móvel de Urgência (Samu/192) é um programa que tem como finalidade prestar o socorro à população em casos de emergência.

Link por Estado

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte