AIDS e DST

A AIDS é uma doença que se manifesta após a infecção do organismo humano pelo Vírus da Imunodeficiência Humana, mais conhecido como HIV. Esta sigla é proveniente do inglês — Human Immunodeficiency Virus.

Também do inglês deriva a sigla AIDS, Acquired Immune Deficiency Syndrome, que em português quer dizer Síndrome da Imunodeficiência Adquirida.

A AIDS não se manifesta da mesma forma em todas as pessoas. Entretanto, os sintomas iniciais são geralmente semelhantes e, além disso, comuns a várias outras doenças. Por essa razão eles não definem o diagnóstico de infecção pelo HIV. A única maneira de saber a causa de tais sintomas é fazendo um teste anti-HIV.

O diagnóstico da infecção pelo HIV é feito por meio de testes, realizados a partir da coleta de uma amostra de sangue. Esse teste pode ser realizado em unidades básicas de saúde do governo — Centros de Testagem e Aconselhamento (CTA) — e também em laboratórios privados.

Nos CTA, o teste anti-HIV pode ser feito de forma anônima e gratuita. Além do teste, é possível ter acesso a um serviço de apoio e aconselhamento.

Saiba onde encontrar um Centro de Testagem e Aconselhamento (CTA) nos estados do AM, do CE, do MA, da PB e do RN, clique aqui!

Os sintomas iniciais mais frequentes são:

  • Febre persistente
  • Calafrios
  • Dor de cabeça
  • Dor de garganta
  • Dores musculares
  • Manchas na pele
  • Gânglios ou ínguas embaixo do braço, no pescoço ou na virilha e que podem levar muito tempo para desaparecer.

Conheça a história da AIDS.

Em 1988, a Organização Mundial da Saúde (OMS) institui o primeiro de dezembro como dia internacional de luta contra a AIDS. Essa data faz parte de uma estratégia de mobilização, conscientização e prevenção em escala global, e também é observada no Brasil.

aids01400

Mapa da AIDS

Programas de Governo

Programa Nacional de DST e AIDS (PN-DST/AIDS) – Tem por missão reduzir a incidência do HIV/AIDS e melhorar a qualidade de vida das pessoas vivendo com HIV/AIDS.

Links

Organizações por Estado

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte