Vida Saudável

Compartilhe

Vida Saudável

De acordo com muitos especialistas, o conceito de vida saudável está sustentado ela combinação de alguns fatores como:

Alimentação equilibrada

A regularidade é um aspecto fundamental para uma alimentação saudável. Alem disso é importante distribuir bem as necessidades entre as três refeições principais (café da manha, almoço e jantar) e, pelo menos mais duas refeições intermediárias.

Dicas para a composição das refeições principais

alimentacao-saudavel400

O recomendado é um de cada tipo, pois cada alimento fornece uma quantidade de calorias e nutrientes diferentes. Por isso, para equilibrar um cardápio você deve incluir pelo menos um alimento de cada grupo em cada refeição, respeitando as quantidades que devem ser adequadas para você.

Leia também: Os Jovens Brasileiros Estão Acima do Peso

Atividade física frequente

Para que a atividade física seja efetiva ela precisa ser freqüente, ou seja, criar uma rotina a fim de que o corpo possa ser estimulado constantemente pela atividade física. Os excessos são tão prejudiciais quanto à ausência. O importante é escolher algum tipo de exercício que você e goste e que se adapte ao seu corpo.

250408_saude_0400

“A falta de atividade física reduz a qualidade dos órgãos. Hoje, o sedentarismo é mais grave do que há algumas décadas porque alguns agravantes se intensificaram, como o estresse”.

(Fonte: Sérgio de Souza, Unicid – Universidade da Cidade de São Paulo)

Prevenção de doenças

Atualmente o stress é apontado como um dos principais inimigos de uma vida saudável. Um alto nível de estresse traz consequências muito graves para a saúde e pode contribuir para o desenvolvimento de uma série de doenças.

O acúmulo de funções tem como consequência uma redução do tempo livre e um aumento crescente no nível de stress. Isso acaba sendo a principal justificativa para muita gente não conseguir alterar seu estilo de vida e assim poder viver de maneira mais saudável e evitar doenças.