Cultura Digital

Compartilhe

Cultura Digital

A cultura digital toma este termo emprestado da linguagem eletrônica dos computadores e da aplicação de aparelhos eletrônicos, buscando designar um estilo de vida que faz uma ponte entre realidade e mundo virtual.

As raízes históricas da cultura digital se encontram no aparecimento do modeo binário da computação como um reflexo da polarização política no qual o mundo ficou submentido depois da segunda guerra. Porém a grande influência da cultura digital vem dos movimentos de vaguarda, contra-cultura, cybernética, a música tecno e eletrônica, a net.art e o movimento punk entre outros.

Passeie por esta nuvem-wiki de conceitos que construíram o conceito de cultura digital:

cibernéticamedia computadores multimédia hipermédia Gottfried Leibniz programação Inteligência Artificial digital sistema binário realidade virtual efeitos especiais música electrónica jogos de computador Internet, World Wide Web WAP Human Genome Project cyberpunk tecno net.art contra-cultura teoria crítica Punk Teoria dos Sistemas Biologia Molecular Estruturalismo hackers Media Lab programadores ciência robótica computer art Arte Conceptual Marcel Duchamp Ludwig Wittgenstein interactividade ARPANET feedback Marshall McLuhan The Medium is the Message Spacewar! cut-up hipertexto ciberespaço

Fonte: Wikipédia, 2009

Essa nova cultura surge de uma rede complexa de relacionamentos que podem ser assinalados a partir da comunicação imediata, a conectividade e a experiência constante com filmes digitais, efeitos epeciais, jogos de computador, o surgimento do projeto genoma humano entre outros.

A sociedade hoje é controlada por recursos digitais. A dimensão deste cotidiano tecnológico pode ser observada a partir de certos fatos do cotidiano, por exemplo o controle da produção e de supermercados, os sistemas de segurança e até o dinheiro físico que não é mais do que informação digital materializada, são alguns exemplos de como a tecnologia hoje está comandando a vida social.

Leia mais sobre cultura digital.