Inclusão Digital

Compartilhe

Inclusão Digital

A inclusão digital é o grande desfio em tempos de predominância da cultura digital na sociedade. Tornar acessível as tecnologias de informação e comunicação para todos os seguimetos sociais é hoje é imprescindível para o exercício da cidadania onde o motor social se encontra no acesso e na manipulação da informação.

Um indivíduo que está incluído na sociedade digital é aquele que é capaz de desenvolver a capacidade de tornar prático e melhorar suas condições de vida a partir do maior aproveitamento das potencialidades destas ferramentas de informação e comunicação.

Três requisistos básicos para a inclusão digital:

Um computador: Atualmente existem várias ações e possiblidades de você adquirir esta ferramenta. Fique atento as organizações e programas governamentais que estão facilitando o acesso à máquina.

Internet: Um computador sem estar conectado a rede de informações ele não serve pra nada. Fique atento às oportunidades e formas alternativas de colocar internet no seu computador, a opção via rádio é mais em conta e não precisa de telefone.

Domínio sobre as ferramentas da internet: Existem uma infinidade de recursos para se comunicar, trabalhar e se informar na internet. Ter os instrumentos básicos e não saber o que fazer com eles não dá! Conheças as prinicpais ferramentas da internet e explore os seus potenciais para melhorar sua vida.

Dentre as infinidades de estratégias inclusivas estão projetos e ações que facilitam o acesso de pessoas de baixa renda às Tecnologias da Informação e Comunicação (TIC). A inclusão digital volta-se também para o desenvolvimento de tecnologias que ampliem a acessibilidade para usuários com deficiência.

Este tipo de discussão é tão fundamental como a questão da inclusão social. Não dá para pensar a questão do acesso as ferramentas básicas da informação e comunicação sem refletir sobre em que contexto as pessoas se encontram do ponto de vista social, que na realidade onde se encontram as verdadeiras causas da exclusão: falta de educação, oportunidades e condições dignas de existência.

O que está acontecendo em termos de inclusão digital no Brasil?

À medida que as estatísticas crescem sobre a quantidade de pessoas que estão tendo acesso a um computador no país, cada dia nasce uma nova iniciativa governamental tentando promover a inclusividade. Contudo eles são insuficientes diante da dimensão sócio-econômica que o Brasil está inserido.

Quanto mais computadores são colocados nas escolas, mais saltam e ficam evidentes as disparidades regionais em torno do acesso às tecnologias de informação e comunicação. Existe uma desigualdade evidente entre os estados da região sudeste e nordeste, no plano da cultura e inclusão digital que nada mais são que reflexos da desigualdade social e regional que o país continua mantendo.

No entanto, as políticas de inclusão digital centralizam suas ações ancoradas em dois conceitos: na acessibilidade de todos às Tecnologias de Informação e em ações educativas que promovam o desenvolvimento de competências no uso das tecnologias na sociedade de informação, sem contudo questionar as condições básicas de existência.

Existem experiências que deveriam servir de referência aos modelos de inclusão digital desenvolvidos pelo governo. Jovens do interior de Minas Gerais estão desenvolvendo uma série de ações que promovem de uma maneira efetiva a inclusão digital da comunidade. Eles trabalham com o conceito de TIC e TAC.

oficinas fabriquetas de softwares

Leia sobre esta experiência revolucionária de inclusão digital.

Projeto de inclusão digital

Programas de Governo que estão promovendo a inclusão digital no País:

Links

Links por Estado

Amazonas

Ceará

Maranhão

Paraíba

Rio Grande do Norte