Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Aberta seleção de projetos para Ater indígena

O Ministério do Desenvolvimento Agrário (MDA), por meio da Secretaria da Agricultura Familiar (SAF), deu início na última segunda-feira (6) à chamada para projetos de Assistência Técnica e Extensão Rural (Ater) 2009 com populações indígenas. O objetivo é selecionar propostas de instituições que atuam com Ater para populações indígenas no contexto da Política Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pnater). O prazo para envio de projetos termina no dia 12 de setembro. Os documentos necessários para participar da chamada estão em: http://comunidades.mda.gov.br/portal/saf/programas/projetosespeciais/2308122.

Entre as ações prioritárias que devem constar nos projetos, estão o fortalecimento do conhecimento tradicional e das formas tradicionais de transmissão do conhecimento; a gestão e o controle territorial que contribuam para a ocupação, defesa e o usufruto dos territórios indígenas; a abordagem agroecológica da produção e valorização de técnicas produtivas tradicionais da etnia; a agregação de valor; a agroindustrialização e comercialização de produtos; a conservação, revitalização e o beneficiamento de espécies tradicionais de uso indígena; a criação de animais, de forma compatível com as práticas agroecológicas; entre outros.

Seleção

Para participar da seleção, a instituição deverá apresentar sua proposta no Sistema de Gestão de Convênios e Contratos de Repasse da União (Siconv), disponível no site www.convenios.gov.br. A inserção e o envio da proposta deve ser no âmbito do Programa Nacional de Assistência Técnica e Extensão Rural (Pronater) em áreas indígenas, número: 49 000 2009 0203.

Fonte: MDA