Jovens LGBT exibirão vídeo na Conferência Nacional de Segurança Pública em Brasília

Por Aline de Andrade

A maior rede de juventude LGBT do Brasil, o grupo e-jovem, realizou a produção de um curta de três minutos como resultado da participação em uma oficina de Cinema do Oprimido. Este filme participou da mostra de vídeos da CONSEG – Conferência Nacional de Segurança Pública e foi classificado entre os 10 melhores, que serão exibidos ao público da etapa nacional, em Brasília, entre os dias 27 e 30 de agosto.

Este grupo mobilizou em julho dezenas de adolescentes e jovens, de todo o país, além de parlamentares e gestores, para discutir segurança pública e os problemas enfrentados pela juventude LGBT. Com o tema “Segurança para Ser o que Somos”, a juventude organizou vários encontros que buscaram definir quais princípios a Segurança Pública deveria defender e as diretrizes para que ocorra uma proteção mais eficaz contra a homofobia.

“Em apenas um dia fizemos roteiro, produção e gravação das imagens. A edição levou dois dias. Tudo com uma máquina digital das mais simples,” conta Deco, um dos produtores. “Para entender os desafios enfrentados por uma população, nada melhor que soltar uma câmera na mão do povo”.

Sob o tema “Segurança com Cidadania”, foram postados e aprovados 52 vídeos, que receberam mais de 23 mil acessos. Os vencedores foram definidos por meio do voto de 7.580 participantes que escolheram os vídeos e músicas de sua preferência. O vídeo está disponível online para quem quiser assistir.