Semana da Visibilidade Lésbica no Recife

Diversidade é pauta esta semana no Recife

O dia 29 de agosto é uma data nacional na agenda de luta do movimento de lésbicas. Vem se constituindo há mais de uma década e incorporando atividades diversas, pautando a liberdade de expressão da identidade afetivo-sexual das mulheres lésbicas e bissexuais como forma de romper com a heterossexualidade compulsória, com a lógica impositiva e opressora do patriarcado, com a mercantilização dos corpos e das relações.

Em Pernambuco, há alguns anos, os grupos de lésbicas organizados têm realizado programações específicas em referência a essa data.

Esse movimento de articulação coletiva ganha força com a criação do Coletivo de Lésbicas e Mulheres Bissexuais de Pernambuco (Comles), em 2009, composto de diversas organizações, grupos, ativistas independentes e redes que discutem as questões afetivo-sexuais das mulheres.

Este ano, o Coletivo de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco realiza de 24 a 29 de agosto a Semana da Visibilidade Lésbica pelo Fim da Lesbofobia, da Violência e do Racismo.

Durante a semana, haverá atividades voltadas para a sensibilização da sociedade civil através de debates, rodas de diálogo e audiência pública sobre o significado desta data. O destaque da programação é a II Caminhada de Lésbicas e Bissexuais de Pernambuco, que terá concentração no Parque 13 de Maio, Centro do Recife, no dia 28 de agosto, às 14h30 e saída às 16h.

A caminhada terminará num Ato-show em comemoração ao Dia Nacional da Visibilidade Lésbica no pátio da Igreja Nossa Senhora do Carmo, centro da cidade, a partir das 17h.

As políticas afirmativas de sensibilização e o diálogo com o conjunto da sociedade possibilitam mais um passo para a construção de outro projeto societário mais igualitário e não discriminatório.