Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Pesquisa mostra que quase metade dos jovens do país vivem em situação de pobreza

Pesquisa do IBGE mostra as condições de pobreza ou pobreza extrema que as crianças e os adolescentes estiveram submetidos nos últimos dez anos, segundo dados da pesquisa, quase metade dos jovens do país vivem em condições sociais desfavoráveis.

pobreza

O Instituto Brasileiro de Pesquisa e Estatística (IBGE) divulgou, na última sexta-feira, dia 09 de outubro de 2009, a “Síntese dos Indicadores Sociais”. A pesquisa revela que 44,7% das crianças e adolescentes do Brasil viviam em condições de pobreza ou pobreza extrema no ano passado, o que se pode equiparar a 11 milhões de pessoas.

Os critérios da pesquisa consideraram pobres os indivíduos que tinha renda per capita mensal de até meio salário mínimo, o que no ano passado era de R$ 415,00 e pobre extremo quem tinha renda de até um quarto do mínimo por pessoa.

Os resultados do IBGE mostram que 18,5% dos jovens de até 17 anos sobrevivem com apenas um quarto do salário mínimo ao mês e que 26,2% destes jovens têm renda mensal de meio salário mínimo.

A pesquisa revelou que, em 1998, 27% dos indivíduos de até 17 anos, estavam submetidos à pobreza extrema e que dez anos depois, em 2008, este percentual reduziu para 18,5%.

Há uma grande disparidade entre as regiões do Brasil ao que se refere à pobreza entre os jovens com até 17 anos. Na Região Nordeste, considerada a menos desenvolvida do país, concentra o maior número de pobres, 66,7% dos jovens nordestinos vivem em situação de pobreza ou de pobreza extrema, ao passo que a Região Sudeste abriga um contingente de 31,5%. Na década passada a pobreza nordestina atingia 73,1% dos jovens, o que mostra que o cenário do Nordeste obteve melhoras.

O Brasil, apesar de alguns avanços, ocupa uma posição inferior em relação a países como Equador, Costa Rica, Venezuela e Panamá em relação à esperança de vida. Segundo o IBGE, a expectativa de vida do brasileiro é de 73 anos. Mesmo neste contexto desfavorável, a pesquisa mostra que a esperança de vida no país aumentou 3,3 anos entre 1998 e 2008.

O país também se encontra em desvantagem se comparado a Cuba e ao Chile, em relação aos índices de mortalidade infantil. No Brasil estes índices chegam até 23,5% a cada mil nascimentos enquanto nestes dois países os índices são de 5,1 e 7,2, respectivamente.
Em relação à estrutura etária do Brasil, a pesquisa mostra que o país manteve o processo de envelhecimento. A mulher que habita na região Sudeste se aproximou de um padrão da Europa: 1,5 de filhos por mulher. Há dez anos esta média era de 2,43%. O número de casal sem filhos obteve um crescimento de 16,7% em 2008, em 1998 esta média era de 13,3%.
O resultado do aumento da expectativa de vida e da diminuição da fecundidade se converte no aumento do número de idosos no país. Segundo dados do IBGE, 2008, o Brasil superou os contingentes de países da Europa como a Inglaterra, Itália e França em relação ao número de pessoas com mais de 60 anos, no ano passado o país tinha 21 milhões de pessoas nesta faixa etária, sendo 11,1% da população total do país o que significa 9,4 milhões de brasileiros com mais de 70 anos de idade.

Fonte