Comemorações do Ano da França no Brasil

brasil-franca

O ano de 2009 está sendo marcado pelas comemorações do Ano da França no Brasil, que surgiu a partir de uma iniciativa do governo dos dois países, com o objetivo de aprofundar as relações bilaterais no âmbito cultural, acadêmico e econômico.

De 21 de abril a 15 de novembro de 2009, está ocorrendo em todos os estados brasileiros diversos eventos relacionados ao Ano da França no Brasil. Estão sendo realizadas exposições, shows, concertos, espetáculos, ciclos de cinema, seminários, festivais, encontros, entre outras atividades, que estão dando ao público brasileiro a oportunidade de conhecer mais a fundo a cultura da França.

Em 2005 foi celebrado o Ano do Brasil na França, também com inúmeras manifestações artísticas e culturais, mobilizando mais de dois milhões de franceses. Como resultado, houve um aumento de 27% de turistas franceses no Brasil e mais de 450 milhões de dólares em produtos brasileiros exportados para França, segundo dados da Wikipédia.

Além dos traços e influências da arquitetura francesa em algumas construções no Brasil (como no Mercado e no Teatro Municipal, na Pinacoteca do Estado e na Catedral da Sé, em São Paulo), temos influência na culinária (o croissant, por exemplo), na cultura (o carnaval, por exemplo), entre outras.

Ainda é tempo de aproveitar o finalzinho das comemorações. Através do site é possível acompanhar a programação diária das atividades em todos os estados.

Maiores informações através do site oficial no Brasil