Tá resolvido?

04-23-13

Recentemente, um amigo médico estava conversando comigo sobre as atribulações do seu cargo. Ele disse que a correria do dia-a-dia foge ao controle e chegamos a discutir em que medida as instituições educacionais contribuem para o desenvolvimento do perfil de profissionais de que precisamos.

Do ponto de vista corporativo, comentei que tais expectativas do mercado se refletiram em currículos repletos de expressões como “habilidades com multitarefa”, “profissional dinâmico”, “flexível à mudança”, entre muitas outras variantes. De fato, queremos ser percebidos de maneira positiva por aqueles que podem nos dar um emprego, e isso, desde que seja genuíno, pode nos perdoar pelo uso dos clichês. A partir do momento em que todos utilizam expressões muito semelhantes, o desafio da empresa em identificar o que é verdade e o que não é, e o que pode fazer sentido para uma vaga ou não, fica a critério da leitura de currículos e da interpretação de comportamentos durante as entrevistas.

Afinal, o que será que as empresas esperam? Meus amigos, sempre presentes nos diferentes textos que escrevo, permitem que eu redimensione minha perspectiva, não sob uma ótica consultiva, mas muito mais humana e cotidiana.

“Você é bom se você resolve”. Essas foram às palavras que meu amigo médico utilizou para resumir sua percepção de sucesso. Ele não trabalha propriamente em um ambiente de mercado tradicional, mas sua noção de sucesso ao tratar da saúde dos outros pode nos ajudar a pensar sobre o nosso desempenho profissional. Olhe para seu currículo e para sua carreira e avalie: o que você resolveu ao longo de sua carreira? O seu currículo traz o resumo de tudo que você é capaz e conseguiria resolver?

Lembre-se de que seu currículo pode ser elegante e brilhar em termos de formação educacional, experiência profissional e habilidades em todo tipo de tecnologia. Todavia, nunca se esqueça de se perguntar: será que eu tenho condições de resolver os problemas – pelo menos alguns – da empresa para a qual estou entrevistando? Espere sempre que sim.


Felipe__Cronemberger11-150x150
Felippe Cronemberger é bacharel em Comunicação Social pela Universidade Federal do Rio de Janeiro e Mestre em Administração de Empresas pela University at Albany em Nova Iorque. Atuou em diversos projetos nos EUA além de ter acompanhado o recrutamento de jovens e profissionais experientes em diversos segmentos. Suas especialidades são pesquisa em tecnologia e inovação para Recursos Humanos, ensino, educação corporativa e práticas multidisciplinares para desenvolvimento da força de trabalho e da organização.