Plano Juventude Viva – RS

Governo do Rio Grande do Sul adere ao Plano Juventude Viva.

Foto: Divulgação

Foto: Divulgação

O Governo do Rio Grande do Sul assinou o termo de adesão voluntária do Plano Juventude Viva, na última quinta-feira (23), o Plano prevê a diminuição da violência contra a juventude negra e da periferia. O governador do Estado, Tarso Genro, assinou a adesão em ato no Palácio Piratini, sede do governo estadual. O Plano formula ações de prevenção e combate a homicídios e crimes que atingem e tem tirado a vida de muitos jovens, a maioria negros, com idades entre 15 e 29 anos.

Executado pela Secretaria Nacional de Juventude, da Secretaria-Geral da Presidência da República e pela Secretaria de Políticas de Promoção da Igualdade Racial, o Plano visa reduzir e prevenir a violência contra a juventude negra, priorizando os territórios com os mais elevados índices de homicídios dessa parcela da população.

De acordo com o Secretário-Executivo do Conselho Nacional de Juventude e Secretário- Executivo do Comitê Interministerial da Política da Juventude, Murilo Parrino Amatneeks, o Juventude Viva é uma das prioridades do governo federal e uma resposta concreta a um dos principais problemas de nossa democracia.  “Trata-se de uma demanda histórica dos movimentos sociais”, afirmou.

A secretária da Justiça e dos Direitos Humanos, Juçara Dutra Vieira falou sobre a importância da adesão do Governo do Estado. “Este programa é essencial e compatível com as nossas políticas públicas no combate à violência, especialmente a juventude da periferia e negra, que demanda de políticas públicas por parte do Estado e da União”, disse. Para a Presidente do Conselho Estadual de Juventude pela Sociedade Civil, Rossana Prux, o programa soma as várias iniciativas já existentes no Estado. “O Juventude Viva faz uma articulação com todos os programas que já estão em andamento aqui no Rio Grande do Sul, como RS mais Igual, RS na Paz, e muitos outros que já existem?, explicou.

A Articuladora Nacional do Programa Juventude Viva, Malu Viana, destacou a importância da parceria do governo federal com o governo estadual para o enfrentamento do problema e a criação de novas oportunidades de vida para esses jovens. “Nós percebemos que a cada dez jovens mortos, nove são negros e de periferia, mas podemos reverter esse quadro com a ajuda dos nossos representantes”, disse.

Fonte: www.rs.gov.br