Ministério da Cultura em conferência internacional sobre juventude

Teve início no dia 27 de abril – e prosseguirá até 29 -, o ciclo de conferências Envolvendo a Juventude no Caminho da Transformação. Ele é organizado pelo Programa sobre Pobreza e Governança do Centro de Democracia, Desenvolvimento e Estado de Direito de Stanford, em parceria com o Centro de Estudos Latino-Americanos, o Centro Bill Lane para a América do Oeste, a Iniciativa México em FSI e o Centro de Segurança e Cooperação Internacional.

O tema da vez é a busca de soluções para a questão da juventude e da violência criminal na América Latina e nos Estados Unidos. O Ministério da Cultura (MinC) está sendo representado no evento, sediado em Palo Alto, EUA, pela atual secretária da Cidadania e da Diversidade Cultural, Ivana Bentes. Porém, também contará com a presença de ativistas sociais, empreendedores, representantes governamentais e agentes culturais da Agência de Redes para a Juventude e do Observatório de Favelas. photo_7.agencia_Agencia de Redes para a Juventude

A secretária Ivana Bentes apresentará projetos desenvolvidos pelo MinC. Dentre eles, a Política Nacional de Cultura Viva, que tem foco no estímulo e fortalecimento de uma rede de gestão cultural com base nos Pontos e Pontões de Cultura no Brasil.

Além disso, ela também será responsável por abordar o tema “Redes de colaboração e o Precariado Produtivo”: reflexão sobre a reestruturação da produção nos centros periféricos ricos em invenção e criação na esfera cultural, assim como a retratação do indivíduo da favela como agente de produção política e cultural. Acerca do tema, Bentes afirma que “as periferias transformam a fábrica de miséria e morte em linguagens, moda, invenção e criação”.

Fonte: Portal Brasil, Ministério da Cultura