Dia da Consciência Negra

dia_da_consciencia_negra1

No dia 20 de dezembro é comemorado o Dia da Consciência Negra. Essa data foi incluída no calendário escolar em 09 de janeiro de 2003, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva assinou a Lei 10.639. Essa é uma data nacional para se discutir o assunto da igualdade racial. É importante lembrar que essa mesma lei também tornou obrigatório o ensino sobre História e Cultura Afro-Brasileira.

A data foi escolhida em homenagem a Zumbi dos Palmares, em decorrência da data de sua morte, em 1695. Zumbi é considerado símbolo da resistência negra à escravidão, ele foi um dos principais líderes do Quilombo do Palmares, em Alagoas, uma das áreas usadas pelos escravos quando fugiam do domínio dos senhores de engenho. Segundo Zulu Araújo, presidente da Fundação Cultural Palmares, “O dia 20 de novembro tem vários significados. O primeiro é homenagear Zumbi dos Palmares. A maior referência brasileira negra da luta contra a escravidão e referência mundial da luta pela liberdade. O segundo é a luta permanente para que a consciência da igualdade e do direito de todas as pessoas, não só as dos negros, seja plena no dia-a-dia”.

Segundo dados da Secretaria Especial de Políticas de promoção da Igualdade Racial, em 2008, mais de 400 municípios adotaram o dia 20 de novembro como feriado em decorrência do Dia da Consciência Negra. De todos os estados, o que tem mais adesão dos municípios é o estado do Mato Grosso, com 141 municípios feriando nessa data, e tendo o próprio estado adotado a data como feriado estadual.

Neste dia várias atividades culturais e educacionais (seminários, debates, lançamentos de livros, cinema, encontros, apresentações culturais, etc.) serão organizadas em todo o país. Temas polêmicos (cotas universitárias, beleza negra, negro no mercado de trabalho e etc.) são discutidos buscando minimizar o racismo que há ainda no Brasil.

O Seminário A pequena África e seus Personagens, realizado no último de dia 05 de novembro, abriu a Agenda 20 da Fundação Cultural Palmares, organização ligada ao Ministério da Cultura, que desenvolverá, durante todo o mês de novembro, diversas atividades culturais comemorativas ao Dia da Consciência Negra. Ao todo serão 20 manifestações culturais em 12 cidades brasileiras.

Confira a programação de sua cidade

Maiores Informações sobre a Agenda 20 no site da Fundação Cultural Palmares