3ª Edição do Festlatino, em Recife, homenageia Nélida Piñon

09[1].12 - Festlatino 1 - Humberto França, Nélida Piñon e Cícero Sandroni

Na foto: Humberto França, Nélida Piñon e Cícero Sandroni

O Festlatino – Festival Internacional de Culturas, Línguas e Literaturas Neolatinas – em sua terceira edição, que ocorreu entre os dias 24 e 27 de novembro,  contou com a participação de países da África, da Europa e da América Latina, e teve como homenageada a Imortal da Academia Brasileira de Letras, Nélida Piñon. O evento ocorreu na cidade do Recife, eleita a capital da neolatinidade, e teve como tema: Desafios da Neolatinidade: o diálogo cultural e as línguas neolatinas na Europa, África e América Latina.

Estiveram presentes no encontro escritores, professores, artistas e representantes culturais de diversos países europeus e da América Latina, como Espanha, Portugal, França, Itália, Venezuela, Cuba e Argentina. O evento foi gratuito e aberto ao público.

Um dos objetivos desse festival é ampliar os vínculos entre os países europeus de línguas neolatinas, os países ibéricos, a América Latina os Estados membros do Mercosul e da Comunidade dos Países de Língua Portuguesa – CPLP.

Também é proposta do evento ampliar a difusão literária, lingüística e cultural neolatina; impulsionar intercâmbios de estudantes e professores para a aprendizagem e o ensino de idiomas originários do latim; divulgar as línguas e as literaturas neolatinas através de um diálogo plurilíngüe entre os países participantes; e promover a difusão de métodos avançados de ensino das línguas.

Na Cerimônia de Abertura foram entregues o Diploma de Personalidade da Neolatinidade para 34 nomes da literatura e política dos países neolatinos, e o Diploma de “Escritora Símbolo da neolatinidade 2009” para a escritora carioca Nélida Piñon.

Maiores informações sobre o evento, acesse a Página oficial do Festlatino