Tags

Posts Relacionados

Compartilhe

Estudantes do ProUNI poderão estudar na Espanha

O Ministério da Educação (MEC) firmou, no último dia 26, um acordo com a Universidade de Salamanca (Usal), na Espanha, para que alunos de baixa renda, participantes do Prouni (Programa Universidade para Todos), façam o curso de graduação na Europa.

Pelo acordo a universidade espanhola irá oferecer 40 bolsas, sendo 10 por ano, a alunos selecionados do ProUNI. As vagas serão já para o primeiro semestre de 2010 e o critério de seleção será a nota no Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) dos candidatos a bolsa do ProUni em dez áreas definidas.

O intercâmbio, nesta primeira versão do chamado Prouni Internacional, será nas seguintes áreas: biologia, biotecnologia, estatística, farmácia, física, informação e documentação, engenharia de materiais, engenharia de edificações, matemática e sociologia.

Nos primeiros meses, os alunos receberão bolsa da Capes, na modalidade graduação-sanduíche, para estudar a língua espanhola. Ao final dessa preparação, eles farão o exame de proficiência para ingresso na Usal e obter bolsa para o curso de graduação.

O apoio à permanência do aluno na Espanha como alojamento e alimentação será oferecido pelo Banco Santander.

O acordo, que valerá  por quatro anos, faz parte do tratado geral de cooperação e amizade firmado entre Brasil e Espanha em 1992.

O documento prevê o fortalecimento da cooperação bilateral na área da educação por meio do intercâmbio acadêmico entre universidades dos dois países.

Mais Informações aqui