V Fórum Urbano Mundial e Fórum Social Urbano

O Rio de Janeiro – RJ irá sediar, entre 22 a 26 de março, o V Fórum Urbano Mundial, organizado pela UN-HABITAT, Programa das Nações Unidas para os Assentamentos Humanos. Essa quinta edição terá como tema “Direito à Cidade: Unindo o Urbano Dividido”.

O Fórum foi estabelecido pelas Nações Unidas para analisar um dos problemas mais urgentes que o mundo enfrenta hoje: a rápida urbanização e seu impacto nas comunidades, cidades, economias, mudanças climáticas e políticas.

As inscrições estão abertas até o dia 14 de março e podem ser feitas aqui

Para acessar a programação completa do V Fórum Urbano Mundial, clique aqui

Assembleia Mundial da Juventude Urbana

A Assembleia Mundial da Juventude Urbana, antes chamado Fórum da Juventude, acontecerá nos dias 19 e 20 de março de 2010, três dias antes do Fórum principal, como parte integral deste.

Esse formato oferece uma oportunidade para discutir e debater assuntos importantes para os jovens; em especial eles vão poder fazer contribuições significativas para o fórum principal.

Esse formato foi adotado seguindo um pedido dos jovens que participaram da 2ª Sessão do Fórum Urbano Mundial em Barcelona, Espanha, em 2004, que reivindicaram uma participação mais expressiva da juventude nos procedimentos.

Desde então, a Assembleia Mundial da Juventude Urbana tem se tornado a principal plataforma global para que a juventude delibere sobre assuntos urbanos.

No Fórum Urbano Mundial de Vancouver, os jovens pediram a criação de um fundo especial para apoiar iniciativas lideradas por jovens no cumprimento da Agenda Habitat e das Metas de Desenvolvimento do Milênio.

Na 21ª Sessão do Conselho de Administração, em 2007, os Governos aprovaram a Resolução 21/6, que estabeleceu o Fundo de Oportunidades para o Desenvolvimento liderado por jovens urbanos.

O público-alvo do fundo são os jovens que mais precisam de assistência, em especial os jovens vulneráveis nas favelas urbanas.

Maiores Informações no site do V Fórum Urbano Mundial


Fórum Social Urbano

O Fórum Social Urbano, evento que ocorre paralelamente ao V Fórum Urbano Mundial, é  organizado pelos movimentos sociais, organizações e militantes, com o objetivo de lutar por uma cidade mais igualitária, justa e democrática.

O tema do Fórum Social Urbano será “Nos bairros e no mundo, em luta pelo direito à cidade, pela democracia e justiça urbanas”.

O Fórum será  realizado no Centro Cultural da Ação da Cidadania Contra a Fome, na Zona Portuária do Rio de Janeiro, localizado a 300 metros do evento oficial. A proposta é criar um espaço paralelo onde participantes do Brasil e do mundo possam trocar suas experiências.


Os 04 eixos de discussão do fórum são:

- Criminalização da Pobreza e Violências Urbanas

- Megaeventos e a Globalização das Cidades

- Justiça Ambiental na Cidade

- Grandes Projetos Urbanos, Áreas Centrais e Portuárias

As pessoas que quiserem participar do FSU com atividades autogestionadas podem preencher formulário no site e enviar para [email protected] até 7 de março.

Leia a Convocatória Oficial do Fórum Social Urbano  aqui

Para mais informações sobre o Fórum Social Urbano, escreva para [email protected]

Fonte: Ministério das Cidades e Ibase