IPEA abre seleção de propostas para a apoio a eventos no País

O Instituto de Pesquisa Econômica Aplicada – IPEA abre inscrições para seleção de eventos que serão realizados no Brasil, no período de maio a dezembro, para receberem apoio financeiro.

Poderão ser apoiados eventos como congressos, seminários e outros eventos similares de caráter nacional e/ou internacional, em consonância com os eixos temáticos do Ipea, realizados por instituições existentes no País, inclusive aquelas representativas de pesquisadores, de reconhecido interesse público, que desenvolvam atividades de planejamento, pesquisa socioeconômica e ambiental e/ou que gerenciem estatísticas públicas ou privadas sem fins lucrativos.

Os eixos temáticos são:

1. Inserção Internacional Soberana;

2. Macroeconomia para o Pleno Emprego;

3. Fortalecimento do Estado, das Instituições e da Democracia;

4. Estruturas Tecnológica e Produtiva Avançadas e Regionalmente Articuladas;

5. Infra-Estrutura Econômica, Social e Urbana;

6. Proteção Social, Direitos e Geração de Oportunidades;

7. Sustentabilidade Ambiental.

A iniciativa é  de fundamental importância para a disseminação de informações e pesquisas a respeito de temas sociais e econômicos e visa ampliar o debate acerca de alternativas de políticas públicas.

As propostas deverão ser encaminhadas pelo coordenador do evento por meio do Formulário de Inscrição on-line no período de 1º a 30 de abril de 2010, disponível no site do Ipea, anexando o Formulário de Solicitação de Apoio a Eventos (link abaixo), programação e currículo resumido dos palestrantes e convidados.

Dúvidas e esclarecimentos no e-mail: [email protected] ou pelos telefones (61) 3315-5526/5511.

Clique aqui e acesse a Chamada Pública.

O IPEA também  mantém um banco de dados para a seleção de pesquisadores candidatos à concessão de Bolsa Pesquisa em estudos e projetos desenvolvidos pelo Instituto, com destaque para as áreas temáticas relacionadas ao desenvolvimento nacional.

As bolsas foram criadas para contribuir com o aperfeiçoamento intelectual e profissional dos bolsistas, e também para promover o intercâmbio entre profissionais do Ipea e instituições similares, organismos públicos e universidades.

Podem se candidatar:

• Profissionais que estejam cursando ou que tenham concluído algum curso de graduação ou pós-graduação e que se disponham a complementar sua formação intelectual e profissional, participando da execução de projetos do Ipea;

• Profissionais de instituições similares ao Ipea e de outros órgãos públicos e universidades que se disponham a intercambiar conhecimento e experiência com o Instituto;

• Servidores inativos do Ipea ou de outras instituições, com reconhecida competência e experiência, que se disponham a contribuir em projetos de pesquisas, em atividades do planejamento governamental e em programas internos de capacitação de servidores.

A concessão da bolsa ocorrerá mediante análise curricular e outros requisitos determinados pelas respectivas chamadas públicas.

O Ipea recomenda a atualização periódica do cadastro. E-mail de contato para tirar dúvidas: [email protected]

Clique aqui e acesse o site dos processos seletivos abertos.

Mais informações aqui