Projeto de ONG pernambucana, é selecionado em concurso global

O projeto Paternidade, cuidado e direitos reprodutivos, promovido pelo Instituto PAPAI, foi o único projeto brasileiro selecionado para a segunda etapa do prêmio Changemakers, iniciativa que buscar reconhecer o trabalho desenvolvido por organizações não-governamentais e projetos sociais desenvolvidos em todo globo.

Foram analisadas mais de 200 propostas do mundo inteiro, apenas oito foram pré-selecionadas para esta segunda etapa. Agora, a votação seguirá pela Internet através do site

Fundado em janeiro de 1997, o Instituto PAPAI é uma organização não-governamental, sediada no Recife, que desenvolve ações políticas junto a homens jovens em situação de pobreza, bem como estudos e pesquisas sobre masculinidades, a partir de uma perspectiva feminista e de gênero. O projeto Paternidade busca contribuir para a revisão e ampliação das políticas públicas no campo dos Direitos Reprodutivos, promovendo maior participação dos homens no cuidado infantil e em outros processos reprodutivos.

Uma das ações do projeto é a campanha Dá licença, eu sou pai! A iniciativa busca estimular os homens a exercerem o direito de cuidar, solicitando a licença paternidade em caso de nascimento ou adoção de um/a filho/a. A campanha busca também promover mobilização pública em prol da ampliação do período de licença, de 5 dias para, pelo menos, 30 dias.

Veja o vídeo da campanha no Youtube

Iniciativa da Ashoka Empreendedores sociais, o Prêmio Changemakers é uma comunidade global de ação em que todos colaboram para criar soluções para os problemas mais urgentes do mundo. Recentemente, o Changemakers lançou o desafio “Maternidade sadia uma nova geração de ideias para a saúde materna e infantil”, com o intuito de conhecer ideias inovadoras que trabalhem de forma pioneira temas e projetos relacionados à saúde materna.

Fonte: Pauta Social