Inscrição ProUni

Programa Universidade Para Todos (ProUni), do governo federal, deve oferecer 60 mil oportunidades para alunos carentes do País, no próximo semestre. Interessados podem se cadastrar só pela internet, até as 23h59 de sábado, exclusivamente no site do Ministério da Educação (MEC).

Voltado para jovens carentes, o programa oferece bolsas em instituições privadas de ensino superior. Em troca, as faculdades recebem isenção de impostos. Para o próximo semestre, devem ser abertas cerca de 60 mil bolsas no País.

Para participar do ProUni, o primeiro requisito é ter feito o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) do ano passado e haver somado, no mínimo, 400 pontos. É necessário também ter estudado todo o ensino médio em escola pública ou em escola particular, desde que com bolsa de estudos. Outro critério é a renda familiar. Cada membro da família não pode ganhar mais de três salários mínimos.

As vagas podem ser requisitadas também por professores da rede pública que estejam lecionando. Mas eles precisam se candidatar ao curso de pedagogia ou às licenciaturas. Em contrapartida, o critério de renda familiar não é considerado para os docentes.

Ao se inscrever, o estudante poderá escolher até três cursos, na mesma instituição ou em faculdades diferentes. As bolsas valem 25%, 50% ou 100% dos valores das mensalidades. O MEC divulgará a primeira lista dos pré-selecionados no dia 21.

Fonte: JC On-line