Cidade no interior de SP determina toque de recolher escolar

As crianças e adolescentes que forem flagrados fora da escola durante o horário de aula serão levados de volta para o estabelecimento de ensino pelas polícias Civil, Militar e pelo Conselho Tutelar a partir do dia 10 de agosto em Fernandópolis, a 553 km de São Paulo. A medida, chamada de “toque escolar”, foi determinada pelo juiz da Vara da Infância e da Juventude da cidade, Evandro Pelarin.

O juiz já é responsável por outra medida polêmica na cidade: há cinco anos, ele determinou o toque de recolher para os adolescentes, que não podem ficar nas ruas desacompanhados de um responsável depois das 23h.

O toque escolar foi determinado após um levantamento feito a pedido da Justiça. A cidade de 65 mil habitantes tem 24 escolas, que recebem cerca de 10 mil alunos. Em todas elas, o número de faltas é alto. Durante as investigações, muitos adolescentes foram flagrados deixando as aulas para ir a lan houses. Em alguns casos, com o conhecimento da família.

Quando a medida entrar em vigor, os jovens que forem flagrados nessa situação serão abordados e levados de volta para a escola. Caso haja reincidência, os pais poderão ser multados.

A maior parte da população é a favor da medida.”Os pais são responsáveis pelos filhos, se encontrarmos a situação de forma reincidente, vamos verificar se há negligência, o que prevê multas”, explicou o juiz.

Fonte