9ª Parada da Diversidade de Pernambuco

Imagem: Multidão de pessoas segurando a bandeira da diversidade.

Cerca de 200 homossexuais foram assassinatos em 2009 no Brasil de acordo com dados do Grupo Gay da Bahia. O que mais chama atenção, além das elevadas estatísticas, são os requintes de crueldade com os quais os crimes são praticados. O Nordeste continua sendo a região mais homofóbica. Conforme a pesquisa, abriga 30% da população brasileira e registrou 48% dos homossexuais assassinados.

O Estado de Pernambuco figura entre os primeiros do país em casos dessa natureza, conforme pesquisa do Grupo Gay Leões do Norte, realizada no período de 2002 a 2009. Segundo o levantamento, grande parte dos homicídios atinge mais de 50% dos gays e as causas de morte mais freqüentes são arma de fogo, instrumentos cortantes, espancamentos e apedrejamentos, respectivamente.

Por essa razão, Fórum de Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais de Pernambuco (FLGBT/PE) escolheu como tema da 9ª Parada da Diversidade de Pernambuco “Direitos: Queremos por Inteiro, Não Pela Metade”. O objetivo é destacar o Projeto de Lei nº 122/2006 que  criminaliza as manifestações homofóbicas, bem como os mais de 78 direitos que são exclusivamente negados às pessoas homossexuais.

O evento acontece no dia 12 de setembro de 2010, a partir das 9h, em frente ao Edifício Acaiaca, na Avenida Boa Viagem, saída dos trios está prevista para às 12h, em frente ao Hotel Recife Palace e segue por 3,5km até o 2º Jardim. A expectativa é reunir mais de 200 mil pessoas em torno da causa. Tradicionalmente, o protesto é marcado pelas irreverência e alegria dos promotores e participantes.

Durante a concentração, grupos de percussão vão receber os manifestantes ao som do maracatu.  Logo em seguida, nove cantoras assíduas nos bares LGBT´s (Lésbicas, Gays, Bissexuais, Travestis e Transexuais) acompanhadas por Luciana Moreno e Banda Batukada, vão trazer canções de todos os ritmos e estilos que marcam as pistas de dança da cidade, além de performances de seis drag-queens e desfile de moda.  A concentração vai aquecendo a galera que aguarda a saída dos dez trios-elétricos e duas freviocas. Quem vai puxar a parada é o grupo de samba Patusco, além de várias bandas e Djs. A previsão é de que o último trio chegue por volta das 18h, no 2º Jardim, linha final do percurso.

Para garantir a segurança e a tranqüilidade dos participantes, estão alocados entorno de 700 agentes de segurança pública, entre eles, 500 policiais militares e civis, 60 guardas municipais, 150 agentes de trânsito, além de seguranças particulares. A finalidade do esquema é a manter o índice de violência em zero e o agito em níveis elevadíssimos, como ocorreu nos anos anteriores.