Correio promove evento gastronômico em homenagem aos 50 anos de Brasília

Imagem: Logomarca do Brasilia Gourmet

Desde sua fundação, em 1960, ficou claro que Brasília não seria cidade de uma cozinha só. As influências das várias regiões do país e outras nacionalidades tornaram a cena gourmet da cidade altamente diversificada. A homenagem aos sabores que fizeram a gastronomia local nos últimos 50 anos impulsiona a segunda edição do Brasília Gourmet 2010 — Cozinha da Capital, organizado pelo Correio Braziliense. O evento será realizado de 1º a 3 de outubro no Unique Palace.

Durante três dias, chefs, estudiosos e amantes dessa deliciosa arte estarão reunidos para trocar experiências por meio de aulas, workshops e da venda de ingredientes, utensílios de cozinha e livros sobre culinária. As inscrições para as aulas — em turmas específicas para adultos e crianças — já estão abertas no site

“A realização do Brasília Gourmet foi motivada pela vocação natural da cidade para a área de gastronomia, pela projeção de especialistas na área, pela abertura de novos negócios e também de cursos de graduação”, diz Valda César, superintendente de negócios dos Diários Associados. Na primeira edição, feita em 2009, cerca de 1,5 mil visitantes compareceram ao evento e 12 chefs compartilharam seus segredos para cerca de 500 alunos. Este ano, o Brasília Gourmet está preparado para atender aproximadamente 2,4 mil inscritos nos cursos e a expectativa é de que 4 mil pessoas participem do evento.

O cerrado também é tema do concurso de novos talentos, que revelará cozinheiros recém-formados, aprendizes ou amadores. Serão três categorias: entrada, prato principal e sobremesa.

Além dos worshops e das aulas, o Brasília Gourmet tem um espaço de convivência, que reúne um minimercado, um bistrô/livraria e um ponto de venda de vinhos e utensílios de cozinha. Este ano, o local terá ainda uma pitada de quitanda do interior mineiro, com a participação da Mercearia Paraopeba, de Itabirito (MG).

O espaço é recheado dos mais variados tipos de produtos: queijo minas, cestos de palha, ferramentas, urucum, milho e brinquedos. Todas as negociações são feitas na base da conversa. “Se a pessoa tem uma galinha, ela pode trocar pelo queijo”, conta o atual responsável pelos negócios da mercearia, Roney Antônio de Almeida, o Roninho.

No Brasília Gourmet 2010, a Mercearia Paraopeba apresentará quitutes feitos pelos produtores da região de Itabirito. Roninho não esconde a felicidade de participar do evento. “Tantas pessoas poderiam ser convidadas para participar e justamente nós fomos escolhidos para mostrar o nosso trabalho”, orgulha-se.

Inscreva-se
Brasília Gourmet 2010 Cozinha da Capital
De 1º a 3/10 no Unique Palace (Setor de Clubes Esportivos Sul, Tr. 2, Cj. 42). Aulas (para adultos) e workshops: R$ 50 cada. Aulas para crianças: inscrições gratuitas. Vagas limitadas. A turma Festival de panquecas, a ser ministrada por Dudu Camargo, já está com as inscrições encerradas.

Mais informações aqui e pelos telefones 3214-1570 ou 3214-1567.

Fonte: Correio Brasiliense