Unicamp cria graduação para alunos de escolas públicas de Campinas

O conselho universitário da Universidade Estadual de Campinas (Unicamp) aprovou na última quinta-feira (9) o Programa de Formação Interdisciplinar Superior (ProFis) que cria 120 vagas para um curso de graduação destinado a alunos de escolas públicas de Campinas. A expectativa é de que o programa entre em funcionamento no início de 2011.

As vagas serão oferecidas aos estudantes com melhor desempenho na prova do Exame Nacional do Ensino Médio (Enem). Não haverá vestibular. Com duração de dois anos, o curso vai abranger todas as áreas do conhecimento, com aulas de biologia, física, história da arte, comunicação, entre outras. Ao final, o estudante receberá um diploma de curso sequencial.

“O aluno terá uma visão geral condizente com a do mundo globalizado. O mercado busca o profissional com essa formação geral”, diz o pró-reitor de graduação da Unicamp, Marcelo Knobel.

Segundo Knobel, o objetivo do Profis é trazer para a universidade alunos que têm excelente potencial, mas que não acreditam que estudar em uma instituição de ensino pública seja uma meta alcançável. “Sabemos que há um grande percentual de estudantes egressos de escolas públicas de Campinas que nem sequer cogitam a possibilidade de entrar na Unicamp. É o que chamamos de auto-exclusão”, afirma Knobel.
saiba mais

Os alunos que concluírem o Profis poderão continuar a estudar nos cursos regulares da Unicamp, sem ter de fazer o vestibular. “Ele será classificado a partir do desempenho acadêmico”, diz o pró-reitor.

A expectativa da universidade é expandir o projeto-piloto para os demais campi da Unicamp, além de beneficiar estudantes de outras escolas da região de Campinas.

Fonte: Portal G1