Número de adolescentes grávidas cai 41,5%

Imagem: Grávida

O número de adolescentes grávidas em Sorocaba teve uma redução de 41,5% nos últimos dez anos. Em 1998, 1.884 sorocabanas com até 19 anos de idade deram à luz. Em 2009, este número caiu para 1.102. A Secretaria Municipal da Saúde atribuiu o resultado aos programas educativos e à existência de uma rede assistencial diferenciada e voltada à saúde do jovem; além da atuação do Programa de Planejamento Familiar que orienta, avalia e garante acesso a métodos para evitar a gravidez indesejada e a reincidência entre as adolescentes.

O secretário da Saúde, Milton Palma, acentuou a importância dessa estratégia para melhorar ainda mais os indicadores. Trabalhamos em várias frentes com ações preventivas, que incluem orientação nas escolas e nas unidades de saúde e também no atendimento das jovens durante e após a gravidez, já que o índice de segunda gestação pode chegar a até 60% neste grupo, disse.

Semana de Prevenção

Teve início ontem a Semana Municipal de Prevenção da Gravidez na Adolescência, no Parque das Águas. O evento, é realizado para marcar a passagem do Dia Mundial de Prevenção da Gravidez na Adolescência, comemorado no próximo domingo, dia 26, tem como objetivo conscientizar os jovens sobre o sexo seguro e responsável.

Várias secretarias municipais estarão com tendas espalhadas pelo parque para abordar o tema com a população jovem, passando orientações e informações por meio de seus programas. Além das Secretarias da Saúde e da Educação, também irão participar do evento as Secretarias da Juventude, da Cidadania e da Cultura e Lazer.

Os profissionais da saúde da rede municipal participarão de um curso sobre o tema Atualização e Sensibilização em saúde sexual e reprodutiva com enfoque no adolescente, que será realizado até sexta, sempre das 8h às 13h. De acordo com o ginecologista e obstetra Marco Antônio de Barros, coordenador do Programa Municipal de Atenção Integral à Saúde da Mulher (Paism), o curso vai capacitar os profissionais para a abordagem de assuntos relacionados ao planejamento familiar com os adolescentes.

Além dos Ônibus da Mulher e do Homem, participarão do evento os projetos ‘Fazendo Futuro e ‘Território Jovem. Representantes do Centro de Referência da Mulher (Cerem) e do Centro de Referência Especial de Assistência Social (Creas) também estarão presentes. No último dia, haverá o 1º Passeio Ciclístico da Primavera, que integra o Pedala Sorocaba, e terá como destino final o Parque das Águas, onde acontece o evento.

Fonte:  Jornal Cruzeiro do Sul