Dow Brasil promove ação do Dia Mundial de Limpeza

Imagem: Dow

Aproximadamente 200 funcionários e convidados da Dow Brasil atuarão como voluntários, no próximo sábado (25 de setembro), das 8h ao meio-dia, para recolher resíduos e limpar a Praia de Arembepe, no litoral de Camaçari, Bahia.

A ação celebra o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias, promovida em diversos países desde 1986 e apoiada globalmente pela Dow há mais de 20 anos. Boné, camiseta, luva de limpeza doméstica, filtro solar, água e sacolas plásticas são itens indispensáveis durante a caminhada. As inscrições podem ser feitas na hora e o evento é totalmente aberto ao público. O diretor de operações industriais da Dow na Bahia, Philippe Pfister, participa da ação.

Na Bahia, a empresa é uma das parceiras da ONG Joguelimpo, que realiza a atividade Jogue Limpo com Nossas Praias desde 1997. Além de promover a tradicional caminhada para limpeza das praias, os voluntários farão doações de alimentos não perecíveis, para instituições de Camaçari, e de livros, para projetos de incentivo à leitura.

A programação inclui ações de educação ambiental para o público. De 1997 até o ano passado, um público total de mais de 9 mil pessoas participou das caminhadas, recolhendo 44,7 toneladas de resíduos, em 147 quilômetros de praias no litoral baiano. Em 2010, a atividade acontece nas 23 bases do Projeto Tamar em todo o Brasil.

O Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias teve início em 1986, pela iniciativa de uma mulher que se comoveu com a quantidade de lixo encontrada em uma praia no Estado do Texas, nos Estados Unidos. Naquela primeira edição, 2.800 voluntários recolheram 124 toneladas de lixo em apenas duas horas de trabalho. Hoje, o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias é considerado o maior evento de voluntariado no mundo. Acontece em mais de 100 países, sendo que no Brasil é realizado desde 1993.

A organização global do evento é promovida pela ONG norte-americana Ocean Conservancy, que recebe os dados de catalogação de todas as ações de limpeza promovidas pelo mundo. As informações reunidas no Dia formam a base para programas de conscientização ambiental e são utilizadas por diversas entidades na revisão e elaboração de políticas públicas.

A Dow colabora há mais de 20 anos com o Dia Mundial de Limpeza de Rios e Praias nos Estados Unidos e Canadá, provendo sacos de lixo e mobilizando brigadas de voluntários em diversas localidades. A Companhia também participa ativamente há oito anos da ação promovida em Pala Beach, perto do complexo industrial de Rayong, na Tailândia. No Guarujá, este é o segundo ano em que a Dow se envolve ativamente na organização do evento, embora já tenha enviado brigadas de voluntários em edições passadas.

Ainda no próximo sábado, mais de 120 funcionários e convidados da Dow Brasil atuarão como voluntários, na Praia da Enseada, no Guarujá/SP, para recolher resíduos e catalogar informações que serão destinadas à ONG norte-americana Ocean Conservancy, responsável pelo banco mundial de dados da ação. A partir das 9 da manhã, ações de limpeza vão ocorrer nas praias da cidade, costões e áreas de mangue. Os voluntários trabalharão em duplas para recolher e catalogar diversas categorias de resíduos encontrados nos balneários.

A Dow Chemical Company é uma das líderes mundiais em Químicos Especiais, Materiais Avançados, Ciências Agrícolas e Plásticos, atuando em mais de 160 países e em setores de alto crescimento, como eletrônicos, água, energia, tintas e revestimentos e agricultura, aliando a química e a inovação aos princípios de sustentabilidade, ajudando a obter soluções para os mais desafiadores problemas mundiais, como a necessidade de água potável, geração e conservação de energia renovável e aumento da produção agrícola.