O mais novo candidato a ser eleito esse ano

Imagem: Hugo e Vicente

Hugo Motta, de 21 anos, é o mais jovem eleito e Vicente Arruda, com 81 anos, é o mais velho.

A diferença de idade entre o mais velho e o mais jovem eleitos para a próxima legislatura da Câmara dos Deputados é de sessenta anos. Hugo Motta (PMDB-PB), 21, estuda medicina e exercerá, a partir de 2011, seu primeiro mandato em cargo eletivo. Vicente Arruda (PR-CE), 81, vai iniciar o quinto mandato consecutivo.

Mais jovem
Hugo Motta terá seu primeiro mandato eletivo, mas já conhece bem como é vida de político. É neto do ex-deputado federal Edvaldo Motta. A avó foi deputada estadual, e o pai é prefeito de Patos. “Eu almoço dentro de casa conversando sobre política”, disse.

Nascido em 11 de setembro de 1989 na capital João Pessoa, Motta é estudante de medicina. Trancou a faculdade em março deste ano, no 7º período, para se dedicar à campanha eleitoral. Mas disse que volta aos estudos em janeiro.

“A faculdade de medicina é um curso muito exigente (…), mas quero continuar na profissão que eu escolhi. Saberei balancear o tempo pra atender as demandas políticas”, disse o deputado eleito.

Hugo Motta diz que enfrentou dificuldades em sua campanha, mas se sente recompensado. “A gente passa por dificuldades financeiras, não é fácil administrar mais de 60 municípios, administrar várias atividades ao mesmo tempo, estar sempre monitorando. São dificuldades do dia a dia de campanha mesmo. E também chega uma hora que seu corpo não agüenta, muitas vezes acabei dormindo no carro. A alegria das pessoas, as manifestações das pessoas, eram um energético que faziam a gente topar a maratona de vencer o cansaço. Vencemos a maior das dificuldades, que era ser eleito pelo povo.”

O jovem disse que terá como bandeira de campanha projetos para favorecer o ingresso no primeiro emprego. “Vou defender a geração do primeiro emprego, criação de escolas técnicas, mais universidades no sertão pra facilitar a capacitação de jovens. Para conseguir o primeiro emprego, a gente precisa estar capacitado.”

Motta também afirmou não temer preconceitos por parte dos outros deputados mais experientes por ser jovem. “Me considero bem preparado para representar o povo, já que fui escolhido como deputado na primeira eleição que participo.”

Fonte: Portal G1