Itaú mobiliza campanha de incentivo à leitura no mês da criança

Imagem: Livros

O Banco Itaú iniciou em outubro uma campanha nacional de incentivo à leitura para crianças com até seis anos de idade. Pais, educadores, voluntários de instituições sociais e demais pessoas que aderirem à mobilização têm acesso gratuito a kits com quatro livros de histórias infantis, um folheto com dicas para contar histórias e um adesivo para ajudar a disseminar a ideia. O programa é desenvolvido com o suporte da Fundação Itaú Social, responsável pelo investimento social da empresa. Os materiais estão disponíveis para solicitações pelo site e são enviados pelo correio.

Um dos pontos fortes da campanha é participação da rede de negócios do Banco, que conta com mais de 4 mil agências. Os funcionários são estimulados a estreitar o relacionamento com clientes e a comunidade para buscar parceiros nas atividades de leitura e para se tornarem multiplicadores desse hábito. Nas agências há materiais de divulgação da importância da leitura para o desenvolvimento da criança e de incentivo à participação da sociedade.

A campanha é focada na leitura para crianças de até seis anos porque é nesta faixa etária que se formam as personalidades e se criam as preferências de hábitos, inclusive culturais. Estudos comprovam que a relação com os livros nesse período é um fator determinante no desenvolvimento cognitivo e afetivo.

Segundo o vice-presidente da Fundação Itaú Social, Antonio Jacinto Matias, o objetivo do programa é a mobilização da sociedade para um gesto que contribua para o pleno desenvolvimento das crianças. “O Estatuto da Criança e do Adolescente acaba de completar 20 anos e, ainda assim, muitos direitos não estão devidamente garantidos”, afirma. “O papel de garantir esses direitos é também da sociedade e, para isso, é fundamental conhecê-los”.

Sobre o Itaú Criança – Criado em 2006 com o objetivo de chamar a atenção da sociedade para a defesa dos direitos da criança e do adolescente, o programa coloca a rede Itaú a serviço dessa mobilização e, para isso, possibilita que funcionários, clientes, parceiros e comunidades possam contribuir assumindo um compromisso com a causa.

Desde o início do programa foram estabelecidas parcerias com mais de 5 mil escolas públicas. Essas escolas enriqueceram o acervo de suas bibliotecas com livros arrecadados nas agências Itaú e adquiridos pela Fundação Itaú Social e pelos parceiros do programa.

Informações:

Assessoria de Imprensa da Fundação Itaú Social

Conteúdo Comunicação Tel.: (11) 5056-9800

Claudio Sá ([email protected])

Rose Silva ([email protected]) – cel: (11) 9230-0689

Luana Dalmolin ([email protected]) – cel: (11) 6139-4062

Michelle Barreto ([email protected]) – cel: (11) 7751-6139

Títulos que formam o kit

O Jogo da Parlenda:

Autor: Heloisa Pietro

Sobre o autor: Heloisa é formada em Letras e mestra em comunicação e semiótica e tem quarenta livros publicados, a maioria pela Companhia das Letrinhas

Editora: Companhia das Letrinhas: Itaú, 2010

Bem-te-vi e outras poesias:

Autor: Lalau e Laurabeatriz

Sobre o autor: Lalau é publicitário e recebeu o selo “Altamente Recomendável” da Fundação Nacional do Livro Infantil e Juvenil para vários de seus livros.

Editora: Companhia das Letrinhas: Itaú, 2010

Os três porquinhos

O livro faz parte da coleção clássicos Ilustrados da editora: Girassol


Lobisomem Aaauuuu!

O livro faz parte da coleção clássicos Ilustrados da editora: Girassol