Planeta Terra Festival 2010 traz ações de sustentabilidade

Imagem: Planeta terra festival

O Terra realiza este ano a quarta edição do Planeta Terra Festival, que acontece no dia 20 de novembro, no PlayCenter, em São Paulo, com muita música e diversão, mas também com uma preocupação com o meio ambiente. O público presente, estimado em 20 mil pessoas, será alvo de campanhas de conscientização e ações de sustentabilidade promovidas pelo Terra, em parceria com a ONG Recicleiros, e com a HP, que é a patrocinadora de todas as iniciativas de sustentabilidade do Festival.

Durante as mais de 10 horas de festival, cerca de 30 pessoas da cooperativa “Cooper Viva Bem”, parceira da ONG Recicleiros, irão trabalhar incessantemente na coleta, reciclagem, e gestão de resíduos orgânicos e não orgânicos. A previsão é reciclar 100% dos resíduos, totalizando três toneladas de material – uma tonelada a mais que em 2009. Para isso, 200 lixeiras de recicláveis e não recicláveis serão espalhadas pelo festival. As bitucas de cigarro também já têm destino: a organização irá distribuir sete mil “bota bitucas” – 2 mil a mais que em 2009.

Segundo Erich Burger Netto, da ONG Recicleiros, toda a renda obtida na reciclagem durante o evento é convertida para benefícios da cooperativa. “Esta ação é de suma importância, não apenas do ponto de vista do meio ambiente, como também para a inclusão social dos integrantes da Cooperativa”, afirma Erich.

A HP, que patrocina as ações de sustentabilidade do evento, também promove campanha que mobiliza os participantes a levarem cartuchos e equipamentos de informática da marca para reciclagem. A campanha já está no ar e todos que aderirem irão ganhar um brinde especial no dia do evento ao depositarem os produtos em urnas especiais dispostas na entrada do evento. “Os produtos e cartuchos da HP recolhidos nesta ação seguirão para o Programa de Reciclagem da companhia, que transforma o que for recolhido em novos produtos”, afirma Fernando Lewiw, vice-presidente de Imagem e Impressão da HP Brasil.

Além das ações locais, a organização do evento prevê o plantio de árvores nativas da mata atlântica em áreas de preservação permanente, para compensação voluntária de emissões poluentes. Em 2009, 508 árvores foram plantadas para compensar as emissões de dióxido de carbono.

Desde sua primeira edição, em 2007, o Planeta Terra desenvolve ações de cuidado com o meio ambiente, minimizando os impactos do festival. Na edição de 2009 o Planeta Terra reciclou 100% dos resíduos gerados durante o evento. Coletores de resíduos e um centro de triagem e preparação de resíduos para reciclagem foram instalados no PlayCenter e funcionaram durante as 12 horas do festival. Por todo o evento foram posicionadas cerca de 200 lixeiras de acordo com o sistema recicláveis (verde) e não recicláveis (preto).

A ONG Recicleiros contou com uma equipe de 32 pessoas da Cooper Viva Bem, que fez a coleta de latas, papelões, plásticos, madeiras, tecidos, lonas, vidros e outros materiais para posterior separação, compactação e envio para reciclagem. Ao todo, mais de duas toneladas de resíduos foram triadas e recicladas, 508 árvores foram plantadas para compensar as emissões de dióxido de carbono e 5 mil porta bitucas foram distribuídos ao público para conter o descarte de microlixo.

A quarta edição do Planeta Terra Festival 2010 no dia 20 de novembro, no Playcenter, em São Paulo, com censura de 18 anos e produção da B\Ferraz, acontecerá mais uma vez no PlayCenter, com seus 80 mil m2, uma estrutura que inclui dois palcos (Sonora Main Stage e Gillette Hands Up \o/ Indie Stage), praça de alimentação, muitas áreas de lazer e bares, para um público esperado de 20 mil pessoas e mais de dez horas de som.

As atrações Smashing Pumpkins, Pavement, Phoenix, Mika, Of Montreal, Novos paulistas e Mombojó se apresentarão no Sonora Main Stage. Já no Gillette Hands Up \o/ Indie Stage, estarão Girl Talk, Empire of the Sun, Hot Chip, Passion Pit, Yeasayer, Holger, Hurtmold e República.

Os ingressos para o festival, colocados à venda pelo Terra a partir do dia 1º de agosto, estão esgotados desde o dia 07 de setembro, mas todos os shows serão transmitidos ao vivo em três canais simultâneos pelo Terra TV no dia do evento.

As portas do PlayCenter serão abertas para o público às 13 horas, com alguns brinquedos funcionando até às 21 horas (Cataclisma, Wave Swinger, Barco Viking, Swing Dance, Waimea, Sky Coaster, Monga e Windstorm) e outros até às 05 horas da manhã (Boomerang, Evolution, Auto Pista, Double Shock, Looping Star, Turbodrop e Magic Motion).

Todas as informações sobre o festival podem ser encontradas aqui

Fonte: Pauta Social