[Expoideia] Instituto Empreender presente na Expoideia – a Feira do Futuro

Imagem: Jovens do Programa Qualifica Pernambuco - Instituto Empreender

Visitantes do stand do instituto aprenderão mais sobre o Enter Jovem Plus, o portal Infojovem e terão acesso a um coquetel de softwares educativos – tudo explicado pelos alunos do programa de qualificação profissional 

Desembarcou no Recife desde a última sexta-feira (19)  “Feira do Futuro”. A Expoideia – um evento pioneiro voltado aos temas de tecnologia, sustentabilidade e cultura – teve início às 10h dessa sexta-feira, levando ao centro da capital pernambucana numerosos palestrantes, expositores, empresas e instituições. 

O Instituto Empreender está presente na feira, compartilhando suas experiências na área de tecnologia, capacitação e juventude; e estendendo a alguns de seus jovens a oportunidade de trabalhar na organização das demais atividades do evento.

 

Imagem: Educadoras do Programa Qualifica Pernambuco

 Uma equipe de 21 alunos participantes do programa de capacitação e inserção profissional Qualifica Pernambuco: Preparando para o Primeiro Emprego foi escalada para trabalhar nos oito dias da feira. Sete deles capitanearão o stand do instituto, localizado no segundo andar do Armazém 12 – na companhia de outras ONGs e instituições -, apresentando aos transeuntes alguns projetos desenvolvidos pelo instituto.

 Os visitantes poderão se informar a respeito do Enter Jovem Plus, metodologia de ensino aplicada ao Qualifica Pernambuco e em três outros estados brasileiros (Rio de Janeiro, Sergipe e Ceará), ouvindo dos próprios alunos contemplados qual é o diferencial do programa para o ensino do inglês e tópicos do mundo do trabalho. 

Ede Alves, artista plástica olindense, interrompeu sua caminhada sobre o mezanino para aproximar-se, curiosa, do stand do instituto, onde nenhum dos protagonistas tem mais de 18 anos de idade. “Chama a atenção ver o jovem envolvido assim”, conta a senhora, que tem dois filhos, um da mesma idade que Priscila Nascimento, a aluna do Qualifica Pernambuco que a levou para um tour pelo website do instituto. 

Mesmo partindo pouco após sua chegada, Ede prometeu que voltaria para ter um curso “desse tal de Reading Companion” – software da IBM para prática do idioma inglês que os alunos utilizam ao longo do curso e que estará disponível durante o evento. 

 

Imagem: Jovens do Programa Qualifica Pernambuco

 

Também será exposto o Infojovem, portal de informações juvenil desenvolvido pela Universidade da Juventude (Unijuv) em parceria com o Instituto Empreender que agrega notícias, oportunidades e páginas de interesse do público jovem. Ele também será acessível a partir de um totem digital nos outros dias do evento. 

Outros 14 alunos do programa foram contratados como estagiários pelos organizadores da Expoideia para trabalhar nos eventos da feira. Uma delas, Rebeka de Almeida, de 17 anos, passou seu primeiro dia no evento em uma oficina de fotografia onde aprendeu sobre iluminação, foco e outros fundamentos. 

Após alguns cliques na Torre Malakoff e na praça em frente, Rebeka assegura que a experiência foi “ótima, maravilhosa”. “Serviu para aprender coisas novas”, disse a aluna, que enxerga a possibilidade de trabalhar com fotografia no futuro. 

Para Larissa Almeida, coordenadora de empregabilidade do instituto, a feira é uma oportunidade privilegiada para demonstrar o grau de competência do jovem em vias de inserção no mercado de trabalho. “Eles estão na feira para demonstrar que são capazes de executar um trabalho com profissionalismo”, explica Larissa, que também espera que o evento sirva para firmar mais parcerias e potencializar as chances de empregabilidade dos alunos do programa. 

O Instituto Empreender estará presente até o final da Expoideia, trazendo nos dias seguintes outras atrações, como oficinas de confecção de currículos e como se preparar para uma entrevista de emprego, além de mostras do Muan, software de animação open source desenvolvido pela IBM em parceria com o Visigraf Lab e sob coordenação do Anima Mundi.