Instituto Empreender promove mostra de animação na Expoidea

Imagem: Jovens do Programa Qualifica Pernambuco

Software livre da IBM, Muan, cativou os participantes pela sua simplicidade

O software de animação Muan, desenvolvido pela IBM em parceria com o Visigraf Lab e sob coordenação do Anima Mundi, foi uma das sensações do stand do Instituto Empreender na feira Expoidea. Durante o evento, que reuniu do 19 ao 27 de novembro no centro do Recife diversos expositores que compartilharam suas experiências em tecnologia, sustentabilidade e cultura, o instituto instalou uma pequena oficina de animação stop-motion em seu stand.

Alunos, visitantes e mesmo outros expositores aproximavam-se curiosos do notebook cercado de massinha de modelar, brinquedos e papéis desenhados, para ver – poucos cliques depois – aquilo tudo convertido em imagens em movimento.

Os curtas produzidos ao longo da semana foram de inspirações diversas: alguns eram apenas experimentos inusitados com o programa, já outros trataram de forma simples e cândida temas como a ecologia e a cultura popular.

“Achei muito bacana”, comentou Morgana Fernandes, aluna da escola Rosa de Magalhães Melo, que descreve maravilhada e orgulhosa a animação que ela criou, em que o nome do Instituto Empreender se escrevia letra a letra. “Dá para ser bem criativo”, completa a jovem, que já estava dando instruções de uso no mesmo dia em que aprendeu a usar o programa pela primeira vez, de tão simples que era sua utilização.

O uso desse software livre foi uma iniciativa do Instituto Empreender, que buscou destacar no evento – que tinha a tecnologia como um de seus eixos temáticos – a importância do uso de ferramentas digitais para o desenvolvimento e qualificação do jovem.

Os vídeos realizados podem ser conferidos aqui