Encontro sobre segurança e combate à violência nos estádios em Fortaleza

 

O I Encontro sobre Segurança e Combate à Violência nos Estádios de Futebol ocorre nesta sexta-feira, 14, das 08 às 17 horas, no Auditório da Procuradoria (Rua Assunção, 1100). O objetivo é promover uma cultura de paz juntos aos torcedores de futebol, tanto no ambiente dos estádios como fora deles.

No encontro, será lançado, no âmbito do Ministério Público, o Programa Cartão Torcedor Cidadão, elaborado pela Confederação Cearense de Futebol, em conformidade com a orientação do Ministério Público do Estado do Ceará, através do Nudetor, e do Estatuto do Torcedor.

O Programa prevê o cadastramento das torcidas organizadas e de torcedores em geral, emissão de cartão de identificação pessoal e ações de inclusão e cidadania nos estádios. O evento vai reunir diversas autoridades ligadas direta ou indiretamente ao desporto.

 

Programação

Após o credenciamento, o encontro tem início, às 09 horas, com o painel “Reflexos da Lei 10.671 (Estatuto do Torcedor) no futebol brasileiro”. Às 10h30min, tem início o painel “A Portaria nº 124/2009 do Ministério dos Esportes e suas consequências no cenário esportivo local – Exigência de Laudos Técnicos Padronizados”.

“O papel das Secretarias de Governo no cumprimento do Estatuto do Torcedor e no planejamento para a Copa do Mundo de 2014” é o tema do terceiro painel, às 14 horas, que tem como expositores Gony Arruda, secretário do Esporte do Estado do Ceará; Ferruccio Petri Feitosa, secretário Especial da Copa do Estado do Ceará; e Evaldo Lima, secretário Municipal de Esporte e Lazer de Fortaleza.

O quarto e último painel, às 15h15min, aborda o tema “Combate à Violência nos Estádios de Futebol e a questão das Torcidas Organizadas”. Entre os expositores, estarão César Barreira, coordenador do Laboratório de Estudos da Violência (LEV) da UFC, e Mauro Carmélio Santos Costa Júnior, presidente da Federação Cearense de Futebol ( FCF).

 

Fonte: O Povo Online