Carnaval é tempo de celebrar

   

 

Por Vivianne Inojosa

  

Riso, alegria, dança, fantasia, são alguns dos elementos principais que compõem o colorido e a magia do carnaval. É uma celebração à vida, que segundo pesquisadores, começou há 10 mil anos antes de Cristo, em cultos feitos pelos antigos para louvar boas colheitas agrárias. Homenagens feitas no Egito à deusa Ísis a ao Touro Apis, com danças e pessoas mascaradas, assim como, a celebração dos gregos a volta da primavera e aos cultos ao Deus Dionísio são outras associações feitas a origem da festa.  
 
Registros constam que no Brasil, o Carnaval surge em 1723, com a chegada de portugueses das Ilhas da Madeira, Açores e Cabo Verde. A principal diversão dos foliões era jogar água nos outros. E desde então, o povo brasileiro se identificou com a festa, sendo hoje o Brasil sinonimo de Carnaval para o mundo. Tal identificação reflete a alegria de viver do brasileiro.
 
E cuidando para que a fonte dessa alegria permanece jorrando abundantemente, lembramos aos foliões a necessidade de se prevenir durante o Carnaval. Vale lembrar não apenas sobre o uso de preservativos, mas também  a necessidade de moderação do álcool . Diversão com responsabilidade é sempre bem melhor, lembrem que a origem do Carnaval está em celebrar, agradecer a beleza de estar vivo.
Toda a equipe do Infojovem deseja a todos um maravilhoso e inesquecível carnaval.