Bolsas de estudo para jovens na França orçadas em cerca de 3 milhões de dólares

Embaixador de França em Angola, Philippe Garnier

Luanda – O programa de bolsas de estudo para jovens angolanos em universidades francesas, está orçado em cerca de 3 milhões de dólares, durante três anos de formação, informou hoje (terça-feira), em Luanda, o embaixador da França em Angola, Philippe Garnier.

 
Em declarações à Angop, à margem do lançamento do programa de bolsas de estudos entre a sua embaixada e o Instituto Nacional de Bolsas de Estudo (INAB), o diplomata acrescentou que o projecto é o resultado de um ano de intercâmbio e de análises levadas a cabo entre as duas instituições.
 
“Este programa permitiu forjar uma visão comum que assenta na necessidade de se investir no capital humano angolano”, realçou o embaixador.
 
De acordo com Philippe Garnier, a França decidiu aderir ao programa do INAB de formação de jovens no exterior, pelo reconhecimento dos esforços das autoridades governamentais angolanas no domínio da formação de quadros.
 
Fez saber ainda que o referido programa prevê o envio ao seu país, todos os anos, entre 20 e 30 jovens angolanos para formação superior em várias especialidades.
 
O mesmo, que numa primeira fase vai seleccionar 20 estudantes nos cursos superiores de Engenharia Civil, Química, Biológica, Eléctrica, Industrial, Informática, Mecânica e de Telecomunicações, em universidades francesas terá a duração de três anos.

Fonte: