Câmara votará benefício de meia passagem para estudantes cariocas

A Câmara de vereadores do Rio de Janeiro vai votar nesta quarta-feira (23), o projeto de lei que cria o sistema de meia passagem para o estudante universitário bolsistas do ProUni e cotistas no município do Rio de Janeiro.

O benefício foi uma promessa do prefeito Eduardo Paes, durante sua campanha para a Prefeitura do Rio. Na época o prefeito chegou a assinar um termo de compromisso para a implantação da meia-passagem com representantes da União Nacional dos Estudantes (UNE).

Para o coordenador da Juventude Cidadã da Prefeitura do Rio, Igor Bruno, esse pode ser uma grande ajuda para formação dos estudantes no município. Segundo ele a falta de dinheiro é uma das principais dificuldades para o estudante durante a sua formação.

“Desde os meus tempos de estudante secundaristas venho lutando com companheiros do movimento estudantil para aprovarmos a meia passagem. Sei bem a dificuldade que muitos estudantes encontram para concluir a universidade. A falta de grana é a principal delas. Gasta-se muito com transporte. Me sinto radiante em fazer parte deste processo importante e vitorioso”.

Pela proposta, que vai passar pela análise das Comissões Permanentes da Câmara, cada estudante poderá usufruir do benefício em no máximo duas meias passagens diárias, sendo 44 por mês e não cumulativas.

Fonte: R7