Fórum Municipal de Políticas Públicas de Juventude em Petrópolis

 

 

Com mais de 100 pessoas presentes e 19 entidades credenciadas, o Fórum Municipal de Políticas Públicas de Juventude atingiu o seu objetivo e iníciou um processo histórico em Petrópolis.
O sentimento coletivo de mudança no modo com que a sociedade petropolitana vê seus jovens, e a disposição de criação de novos espaços para os jovens da cidade ficaram claros durante o evento.
 O Coordenador de Juventude da Secretaria de Trabalho, Assistência Social e Cidadania, da Prefeitura de Petrópolis, Yuri Moura, comentou o fórum: “Atingimos nosso primeiro objetivo, que é mostrar que a Juventude Petropolitana sabe e pode sim se organizar. Mostramos também que sabemos quais são as nossas necessidades e que temos o direito de debater por melhores Políticas Públicas de Juventude em Petrópolis. Agora, temos muito trabalho, mas garanto que o que estamos construíndo não será esquecido.”
O evento ainda contou com a presença do Deputado Estadual Róbson Leite, do Presidente do Conselho Nacional de Juventude, Gabriel Medina, do Secretário de Trabalho Assistência Social e Cidadania, Luís Eduardo Peixoto, de Alexandre Aragão, representando o Secretário de Educação William Campos, do Vereador Thiago Damaceno e da Secretária da União Estadual dos Estudantes, Clarissa Cunha.

No fórum foram escolhidos 5 ações iniciais para o CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE (CMJ):

1. TRANSFORMAR O CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE EM DELIBERATIVO

2. AMPLIAÇÃO DO NÚMERO DE CADEIRAS NO CONSELHO MUNICIPAL DE JUVENTUDE

3. INCENTIVAR À PARTICIPAÇÃO DA JUVENTUDE PETROPOLITANA NAS DISCUSSÕES SOBRE POLÍTICAS PÚBLICAS

4. CRIAR ESTATUTO DA JUVENTUDE

5. IMPLEMENTAR SISTEMA MUNICIPAL DE JUVENTUDE

Entidades eleitas para as cadeiras da sociedade civil do Conselho Municipal de Juventude:

ENTIDADES JUVENIS:
APE (ASSOCIAÇÃO PETROPOLITANA DOS ESTUDANTES)
APES (ASSOCIAÇÃO PETROPOLITANA DOS SKATISTAS)
JPT
JPSDB
NAÇÃO HIP HOP
ORDEM DEMOLAY
PETROGRAFFITI

ONGS:
CASA DA CIDADANIA
COMANDO DA PAZ

Fonte:  Fala Juventude