Câmara do Rio aprova meia passagem para universitários do município

 

Acaba de ser aprovado projeto de lei municipal que institui a meia passagem para estudantes universitários do município do Rio de Janeiro. Segundo as primeiras informações, apenas o vereador Carlos Bolsonaro votou contra o projeto de lei 739/2010, de autoria do Poder Executivo.

Atualmente, há, no município do Rio de Janeiro, cerca de 300 mil estudantes universitários que serão beneficiados pela aprovação da lei. O benefício foi uma promessa feita pelo prefeito Eduardo Paes na ocasião da sua candidatura à prefeitura do Rio, em 2008.

Segundo informações do projeto de lei, se aprovada, a meia passagem valeria apenas para o embarque em ônibus, mas não em trens, barcas nem metrô, já que a lei é municipal e não pode legislar sobre concessões estaduais.

Segundo Flávia Calé, presidente da União Estadual dos Estudantes e uma das organizadoras da manifestação desta quarta-feira, este não é o promeiro projeto de lei que Paes envia Câmara Municipal pedindo a meia passagem.

“Um outro projeto de lei, com os mesmos objetivos, foi descartado no início de 2010. O Paes enviou a proposta e os estudantes ficaram a ver navios, porque os vereadores não a aprovaram”, contou a representante.

Cerca de 200 representantes da União Nacional dos Estudantes, Diretórios Centrais de universidades públicas do município e da União Estadual dos Estudantes assistem a sessão na tarde desta quarta. Outros mil promoveram uma manifestação que partiu da Cinelândia rumo à Câmara Municipal, pedindo a aprovação do projeto.