Jovens estudantes podem estagiar em empresas

A Fundação da Juventude e a ACS – Associação de Comércio e Serviços da RAM, assinaram ontem um protocolo de colaboração no âmbito do PEJENE – Programa de Estágios de Jovens Estudantes do Ensino Superior nas empresas (19.ª edição), que destina-se a estudantes a frequentar o penúltimo e último ano do ensino superior (licenciatura, mestrado de Bolonha, mestrado integrado).

Segundo Sara André, directora regional da Delegação da Fundação da Juventude, em conferência de imprensa na sede da ACS, começou por lembrar que o PEJENE tem por objectivo a “integração dos jovens na vida activa”, salientando a importância de sensibilizar as empresas “para este apoio fundamental que tem de ser dado numa altura bastante complexa em termos económicos no nosso país, proporcionando aos jovens estudantes uma primeira experiência profissional , enriquecendo o seu currículo”.

Assim, destacou tratar-se de um estágio de curta duração (2 a 3 meses) para jovens que estejam a terminar os seus cursos no Ensino Superior, decorrendo os mesmos entre Julho e Setembro.

Deste modo, Sara André realçou que o protocolo com a ACS visa a divulgação do PEJENE junto das empresas.

Por seu lado, o presidente da ACS, Lino Abreu, disse ser “gratificante assinar o protocolo com a Fundação da Juventude, uma vez que temos na Associação também um papel de responsabilidade social e atendendo ao elevado número de estudantes do ensino superior a necessitar de uma primeira experiência junto das empresas”.

 Sara André informou ainda que as candidaturas ao PEJENE, tanto das empresas interessadas em receber estagiários, como da parte dos estudantes interessados deve ser feita on-line em www.fjuventude.pt/pejene2011  , respectivamente até 21 de Abril e 26 de Abril. O ano passado candidataram-se ao PEJENE, a nível nacional, mais de mil estudantes.

 Fonte: Jornal Madeira