Centro de Formação para jovens em Primavera do Leste

A Prefeitura de Primavera do Leste (MT) e a Fundação Cargill celebram o Espaço Prima Jovem, um centro educacional de aspecto profissionalizante e cultural direcionado a formação de jovens do município e região. O local atenderá inicialmente cerca de 880 adolescentes, que participarão de diversas atividades durante o contraturno escolar. Haverá um evento de celebração do Espaço Prima Jovem para a comunidade no dia 12 de maio, véspera do aniversário de Primavera do Leste, a partir das 18h.

O projeto, coordenado pela Fundação Cargill, revitalizou um prédio cedido pela Prefeitura de Primavera do Leste. A edificação recebeu melhorias estruturais, feitas pela prefeitura, e investimentos de aproximadamente R$700.000,00, feitos pela Cargill, para a ambientalização e compra de mobiliário. A Fundação Itaú Social também contribuiu com a estrutura do local por meio da aquisição de computadores e mobiliário específico para a sala de informática.

O local é composto por áreas para o desenvolvimento de expressões artísticas e culturais, salas para orientação psicológica, além de ambientes para aulas, palestras, debates, workshops entre outras atividades. O entorno do prédio também será aproveitado para disseminação de conceitos e atividades socioambientais.

No início, o espaço funcionará em dois turnos (período da manhã e da tarde) e serão oferecidos cursos culturais, educacionais e profissionalizantes, tais como formação musical, dança, teatro, informática, idiomas, educação ambiental, técnicas de assessoria administrativa, saúde e segurança no trabalho, entre outros. A gestão do Espaço Prima Jovem será feita pela prefeitura do município e contará com a parceria de universidades, empresas e entidades locais.

Este projeto vai ao encontro do compromisso da Cargill em enriquecer as comunidades em que a empresa está inserida. “O Espaço Prima Jovem foi planejado para proporcionar um local agradável em que o jovem possa interagir com outros de sua faixa etária, por meio de cursos e atividades extracurriculares que possibilitarão sua inserção futura no mercado de trabalho e na formação como cidadão. O crescimento pessoal e profissional desses jovens é um caminho promissor as melhorias sociais do município” explica Denise Cantarelli, gerente da Fundação Cargill.

O projeto foi divulgado em escolas da cidade para que jovens e adolescentes entre 12 a 17 anos pudessem se inscrever nos cursos que serão disponibilizados.

Cargill em Primavera do Leste
Com atuação em Primavera do Leste há mais de dez anos, a Cargill instalou sua primeira fábrica de processamento no estado de Mato Grosso em 2009. A unidade conta com conta cerca de 300 funcionários diretos e realiza o processamento de soja para produção de óleo bruto e farelo. O óleo de soja produzido na fábrica é comercializado com as marcas Liza e Veleiro, com distribuição na região Centro-Oeste e Nordeste do país.

Sobre Primavera do Leste
Pólo em assistência social, educação, saúde e agroindustrialização, referência em cultura e esporte, turismo, teatro, eventos, dotada de um forte perfil econômico, político, e uma inconfundível qualidade de vida, Primavera do Leste se fortalece como nova fronteira econômica do Estado de Mato Grosso, sendo referência nacional e tendo prestígio internacional por suas diversas potencialidades. A cidade é hoje um pólo importante de atração de investimentos públicos e privados.
Primavera do Leste completa 25 anos de emancipação política no dia 13 de maio de 2011 se destacando no Estado de Mato Grosso como grande produtora de empregos e trabalho, produtos agropecuários e agora, com a vinda de diversas empresas para a cidade, também é destaque na indutrialização, que vem trazendo profunda espansão econômica a toda a região.

Fundação Cargill
A Fundação Cargill foi criada em 1973 com o propósito inicial de contribuir para o desenvolvimento e a promoção da tecnologia e dos estudos científicos relacionados à agricultura, à agropecuária e ao desenvolvimento de atividades filantrópicas. Para ajudar no desenvolvimento da agricultura no Brasil, a Fundação já publicou mais de 230 títulos, com enfoque nas ciências agrárias, distribuídos gratuitamente às instituições de ensino ligadas à agricultura, órgãos públicos, pesquisadores e professores. A Fundação Cargill também promove atividades para estimular o trabalho voluntário dos funcionários da Cargill, auxiliando entidades sociais e do Terceiro Setor em cidades onde a empresa está presente.

Sobre a Fundação Itaú Social
A Fundação Itaú Social atua em todo o Brasil em parceria com as três esferas de governo, o setor privado e organizações da sociedade civil, com o objetivo de formular, implantar e disseminar metodologias voltadas à melhoria de políticas públicas na área educacional e à avaliação de projetos sociais. Seu foco de atuação são as áreas de educação integral, gestão educacional, avaliação econômica de projetos sociais e a mobilização social.

Sobre a Cargill
A Cargill produz e comercializa internacionalmente produtos e serviços alimentícios, agrícolas, financeiros e industriais. Fundada em 1865, a companhia emprega 131.000 funcionários em 66 países. A Cargill ajuda seus clientes a alcançar o êxito por meio da colaboração e da inovação, e está comprometida a usar seu conhecimento e experiência globais para superar desafios econômicos, ambientais e sociais onde quer que faça negócios. Para mais informações, visite www.cargill.com.

No Brasil desde 1965, a Cargill tem sua origem no campo, a partir das atividades agrícolas, e hoje constitui uma das maiores indústrias de alimentos do País. Com sede em São Paulo (SP), a empresa está presente em 13 Estados brasileiros por meio de unidades industriais e escritórios em cerca de 130 municípios e mais de 7 mil funcionários.