Novo programa para jovens de comunidades pacificadas – RJ

Teleférico do complexo de favelas de Medellin serviram de exemplo para o Rio

Nas próximas semanas, a Secretaria de Assistência Social e Direitos Humanos lançará um programa que atenderá aproximadamente 40 mil jovens que vivem nas comunidades com Unidades de Polícia Pacificadora (UPPs), tinham envolvimento com o crime ou são de famílias desagregadas. A iniciativa – inspirada em um projeto lançado há dois anos na Colômbia em locais ocupados por forças de segurança – prevê a criação de espaços da juventude para abrigar núcleos de acompanhamento para moradores entre 15 e 19 anos de idade. A ação, que começa ainda este ano e será expandida até 2014, inclui atendimento psicológico, orientação profissional e ajuda para que os jovens retomem aos estudos.

Até 2012, as primeiras sete comunidades a serem beneficiadas pelo programa serão os complexos do Alemão e da Penha, Borel, Cidade de Deus, Batam, Providência e São Carlos. Em 2013, o programa deve passar a atender 12 comunidades, em 2014, 21. O Banco Interamericano de Desenvolvimento (BID) financiará o projeto com recursos no valor de R$ 190 milhões e o governo estadual dará uma contrapartida de R$ 50 milhões.

O secretário de Assistência Social e Direitos Humanos, Rodrigo Neves, esteve, na semana passada, em missão oficial para conhecer os projetos desenvolvidos em Medellin na área de políticas para a juventude e de superação da pobreza extrema. Diversas experiências realizadas pelo governo colombiano oferecem exemplos de boas práticas que serão úteis na elaboração do programa.

– Este programa, que estamos há cinco meses desenvolvendo com o pessoal do BID, tem dois tipos de acompanhamento: um modelo mais individualizado para jovens em situação mais difícil, e um modelo formado por grupos que terão encontros constantes com profissionais. Vamos dar especial atenção aos jovens que já tiveram relação com o tráfico de drogas e estão fora da escola e do mercado de trabalho – afirmou.

No último dia da viagem, nesta segunda-feira (17/10), o subsecretário de Integração de Políticas Sociais, Antonio Claret, participou, em Bogotá, de uma reunião com o representante do BID na Colômbia, Javier León. Claret, que é também coordenador do programa Rio Sem Miséria, explicou o plano estadual de superação da pobreza extrema e também o programa para a juventude em áreas pacificadas.

– O Rio precisa aproveitar a janela de oportunidade colocada pelo seu momento de dinamismo econômico e por ser sede de grandes eventos nos próximos anos. Esta missão foi muito proveitosa para conhecer os projetos que estão sendo desenvolvidos na Colômbia e tirar algumas dúvidas sobre o que pensamos em implantar no Rio. A nossa intenção é que esses jovens tenham, a partir desse projeto, um acompanhamento próximo e um cardápio de ofertas para que sejam incluídos nesse momento virtuoso pelo qual passa a economia, assim como a população que vive na extrema pobreza – explicou Antonio Claret.

Na viagem, visita ao teleférico do complexo de favelas de Medellin

Na última terça-feira, dia 11, o secretário e sua equipe visitaram a Comuna 13, região da periferia de Medellin e que em 2001 recebeu uma força de pacificação do Exército e da Polícia Nacional, semelhante a do Complexo do Alemão, no Rio de Janeiro. A Comuna 13 tem aproximadamente 152 mil moradores e 360 policiais que fazem a segurança em 16 bases. Além deles, 300 soldados do Exército também ocupam permanentemente a região. O processo de pacificação, além da segurança, tem o objetivo de promover a aproximação com os moradores.

– Medellin passou pelo mesmo processo de pacificação de comunidades em curso no Rio de Janeiro. A inflexão na política de segurança e no desenvolvimento social após muitos anos de crise econômica, desorganização urbana e violência é parecido e a cooperação com essa experiência é muito importante – destacou o secretário Rodrigo Neves.

Também em Medellin, o secretário participou de uma apresentação dos projetos da Secretaria de Bem Estar Social. Diversos representantes do governo local participaram da reunião que priorizou o debate sobre dois programas desenvolvidos pela prefeitura: o “Buen Comienzo”, que dá assistência integral às crianças extremamente pobres com o objetivo de acompanhar o desenvolvimento integral delas, e “Medellin Solidaria”, plano de desenvolvimento de combate e superação da extrema pobreza, que foi implantado em 2008 e tem a meta de atender a 45 mil famílias, com recursos do governo nacional e da Prefeitura.

Para encerrar a agenda de Medellin, Rodrigo Neves visitou o teleférico que une as comunas 1 e 2 e serviu como exemplo para a construção do que existe hoje no Complexo do Alemão. O governador Sérgio Cabral esteve em Medellin em 2007 e viu que o teleférico provou ser um importante instrumento de inclusão social e permitiu que o acesso das famílias aos serviços e a construção de bibliotecas e escolas na comunidade, o que o inspirou a adotar um sistema semelhante no Rio de Janeiro.

FONTE: Rádio Gospel FM