Tags
Posts Relacionados
Compartilhe
Ciência sem Fronteiras
Quer uma bolsa de estudos no exterior?
O programa Ciência sem Fronteiras pode lhe ajudar!Â
O que é o programa?
O Ciência sem Fronteiras é um programa de iniciativa do Governo Federal que busca promover a consolidação, expansão e internacionalização da ciência e tecnologia, da inovação e da competitividade brasileira por meio do intercâmbio e da mobilidade internacional. Esse programa prevê a utilização de até 101 mil bolsas em quatro anos para promover intercâmbio, de forma que alunos de graduação e pós-graduação façam estágio no exterior com a finalidade de manter contato com sistemas educacionais competitivos em relação à tecnologia e inovação.
Quem pode se inscrever para concorrer à uma bolsa de estudos no exterior pelo programa Ciência sem Fronteiras?
Todos os alunos de graduação e pós graduação, que realizam cursos relacionados as áreas prioritárias presentes no edital do programa.
No Programa Ciência sem Fronteiras, as áreas contempladas são:
- Engenharias e demais áreas tecnológicas;
- Ciências Exatas e da Terra;
- Biologia, Ciências Biomédicas e da Saúde;
- Computação e Tecnologias da Informação;
- Tecnologia Aeroespacial;
- Fármacos;
- Produção AgrÃcola Sustentável;
- Petróleo, Gás e Carvão Mineral;
- Energias Renováveis;
- Tecnologia Mineral;
- Biotecnologia;
- Nanotecnologia e Novos Materiais;
- Tecnologias de Prevenção e Mitigação de Desastres Naturais;
- Biodiversidade e Bioprospecção;
- Ciências do Mar;
- Indústria Criativa (voltada a produtos e processos para desenvolvimento tecnológico e inovação);
- Novas Tecnologias de Engenharia Construtiva;
- Formação de Tecnólogos.
* TODAS as informações sobre os requisitos necessários para cada chamada especÃfica estão estabelecidas nos editais do CsF em: www.cienciasemfronteiras.gov.br/web/csf/graduacao1
PerÃodos de inscrições diretamente na página do Ciência sem Fronteiras:
• De 04 de junho de 2013 até 08 de julho de 2013
(Alemanha, Canadá (AAAC), EUA ,Hungria e Japão);
• De 07 de junho de 2013 até 19 de julho de 2013
BenefÃcios da bolsa:
Custos referentes à s taxas escolares; Bolsa de estudo exclusivamente ao aluno; AuxÃlio material didático e instalação; Seguro-saúde; AuxÃlio deslocamento ou passagem aérea de ida e volta em classe econômica promocional para o translado Brasil/PaÃs de Destino/Brasil.
Etapas do processo de seleção do Ciência sem Fronteiras:
1. Inscrição no site do programa: www.cienciasemfronteiras.gov.br
2. Inscrição no processo seletivo da instituição de ensino que você está matriculado. Para ver o edital do processo seletivo da sua instituição de ensino superior, você deverá entrar em contato com o Departamento de Cooperação Internacional da faculdade que você está cursando.
A maioria das instituições de ensino superior exigem os seguintes documentos:
* Possuir CR médio acima do CR médio do seu curso;
* Cópia impressa do comprovante de inscrição no Programa Ciência sem Fronte;
* Histórico Escolar original  ou Boletim Acadêmico emitido pela Unidade Acadêmica do aluno;
* Se for o caso, os candidatos que possuem comprovantes dos Prêmios Jovem Cientista, Iniciação CientÃfica e OlimpÃadas da Matemática e/ou de Ciências, ou ainda demais premiações de mérito acadêmico, deverão apresentar documento original da premiação.
Homologação
Após a homologação, a sua faculdade encaminhará a candidatura do aluno ao Programa Ciência sem Fronteiras (CNPq/Capes) para a avaliação final. O resultado da homologação dos candidatos pela sua faculdade será divulgado em sua página da internet ou de forma pessoal no Departamento de Cooperação Internacional da instituição de ensino superior que você está matriculado.
Importante:
1. O aluno deverá ler atentamente o edital do CsF, em especial aos requisitos de proficiência na lÃngua estrangeira;
2. O bolsista é responsável pela obtenção do passaporte na PolÃcia Federal, do visto para paÃs de destino e da tradução de documentos exigidos, se for o caso.
3. O aluno deverá atentar para as possÃveis alterações do edital, acessando regularmente o conteúdo na página do Programa;
4. A Capes e o CNPq poderão alterar o calendário o que será informado na página oficial do Programa Ciência sem Fronteiras.
Seguem as fotos dos bolsista da CAPES, que estão participando do programa Ciência sem Fronteiras, na Dillard University, que se encontra localizada no Estado da Louisiana, Cidade de Nova Orleãns, nos Estados Unidos das Américas. Nas fotos encontram-se também presentes a coordenadora do Departamento de LÃnguas (Aurea Diab) e alguns professores (Melissa Lang, Ivan Watkins, Ray Vrazel).
Texto publicado por: Luiz Felipe Ribeiro Barbalat Queiroz